Por João Geraldo

Às vésperas de completar 10 anos no ar, o Pé na Estrada acaba de entrar em nova fase, com maior abrangência junto ao público, devido à mudança de emissora e de horário. Desde o dia 03 de fevereiro, o programa passou a ser transmitido pela BAND, nos domingos ao meio dia, e ganhou maior visibilidade por telespectadores de todo o território nacional. A mudança, entretanto, apesar de ser bastante significativa tanto para a produção quanto para o público, não alterou o foco do Pé na Estrada, de mostrar a importância do transporte rodoviário de cargas e do motorista de caminhão.

Pedro Trucão, jornalista e apresentador do Pé na Estrada, explica que devido à parceria com a Mobil, que possibilitou o ingresso nesta nova fase, o programa pode ser visto em todos os cantos do Brasil. São 98 emissoras da BAND no território nacional, incluindo filiais e afiliadas que podem ser acessadas em TV aberta e por assinatura. “Agora que passamos a atingir todo o Brasil, nossa responsabilidade é maior ainda com os telespectadores, por isso vamos manter a mesma filosofia de abrir um espaço para o motorista de caminhão e mostrar quem é este profissional tão importante para o progresso do País”, comenta o apresentador.

Trucão acrescenta que um maior número de motoristas de caminhão deverá acompanhar o programa, e também porque ao meio-dia é um horário muito bom para a maioria das pessoas. “É na hora do almoço e o motorista pode parar para ver. Além disso, muitos restaurantes nas rodovias tem televisão. E quem não estiver na estrada pode assistir ao programa em casa. Estou bastante animado”, comemora.

Fruto de parceria entre a Revista O Carreteiro e a Trucão Produções, o Pé na Estrada tem 30 minutos de duração e destaca também a importância do transporte rodoviário de cargas, do transportador, do carreteiro e também procura mostrar, junto às informações e entretenimento, as belezas do Brasil, já que o motorista passa maior parte do tempo nas rodovias.

NA ESTRADA
O nome do programa é uma alusão ao público a quem se destina, em sua grande maioria carreteiros que passam a maior parte do tempo na estrada com o caminhão. Desde que entrou no ar, em 23 de maio de 2004, o Pé na Estrada é considerado um programa consistente, principalmente em razão da parceria que envolve sua produção. De um lado, Pedro Trucão, profissional com larga experiência em rádio e televisão, e também conhecido pelos carreteiros de todo o País. Do outro, a Revista O Carreteiro, a primeira publicação para motoristas de caminhão no País, com circulação desde julho de 1970, atualmente com tiragem mensal de 100 mil exemplares.