Por Daniela Giopato

A Volvo Trucks – que nos últimos 40 anos estudou acidentes com caminhões e suas causas através da equipe de Pesquisas em Acidentes (Accident Research Team – ART) – acaba de se associar ao projeto de pesquisa de informações de segurança veicular nas estradas da União Européia, o EuroFOT. A intenção da companhia é disponibilizar 80 caminhões da marca, equipados com tecnologia de monitoramento, até 2010 e assim contribuir para tornar mais seguro e eficiente o transporte rodoviário. De acordo com informações das empresas, trata- e de uma nova oportunidade de registrar, em detalhes, situações potencialmente perigosas e também avaliar a viabilidade de novos sistemas de prevenção de acidentes.

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Sensor de ponto cego e piloto automático fazem parte dos dispositivos de segurança

Para o diretor de segurança no trânsito e de produtos da Volvo Trucks, Carl Johan Almqvist, o projeto está totalmente alinhado com as metas da empresa de construir os caminhões mais seguros do mundo. “Queremos saber ainda mais sobre as situações e comportamentos que podem causar acidentes, de modo que possamos continuar a direcionar e impulsionar ainda o desenvolvimento da segurança no trânsito”, afirma.

Trinta dos caminhões testados no projeto estarão equipados com dispositivos de segurança ativa da empresa, como o Adaptive Cruise Control (Piloto Automático Inteligente) e o Lane Keeping Support (Monitoramento da Faixa de Rodagem) e os outros 50 caminhões com tecnologia adicional para medir a eficiência de uso de combustível a bordo.

Os veículos realizarão a coleta de dados por um ano e cada um deles estará equipado com uma unidade central de computador e quatro câmeras de vídeo direcionadas para a área na frente do caminhão, o ponto cego do lado direito, interior da cabine visto de cima e rosto do motorista.

Na opinião de Carl Johan, os novos sistemas de controle de distância do veículo à frente (adaptive cruise control) e monitoramento de pontos cegos ajudarão bastante a aumentar a segurança para os motoristas e outros usuários das estradas, além do próprio veículo e a carga. “Os dados obtidos do EuroFOT nos darão a oportunidade de demonstrar isso”, destaca.

O EuroFOT (Field Operation Test, em português Teste de Operação em Campo) é o primeiro projeto de grande escala deste tipo na União Europeia. Outros projetos FOT de grande escala foram realizados anteriormente na América do Norte e no Japão. Os participantes, que já somam 28 empresas e organizações da Europa, vão coletar dados valiosos do ambiente real de tráfego, usando câmeras e outros sistemas de monitoramento montados em caminhões. Além da Volvo Trucks, a Volvo 3P, Volvo Logistics e Volvo Powertrain também participarão do projeto, que será gerenciado por Karsten Heinig, da Volvo Technology.