Por Elizabete Vasconcelos

A Petrobras anunciou que desde o dia 21 de junho passou a disponibilizar o diesel Podium com teor máximo de enxofre de 50 ppm (partes por milhão) em 60 postos do País. Segundo a estatal, o novo produto está disponível, inicialmente, no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Com o lançamento, a empresa garante que atenderá às futuras tecnologias de motores diesel P7, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estarão no mercado brasileiro a partir de janeiro de 2012.

De acordo com a estatal, o diesel S-50 é fornecido desde 2009 para as frotas de ônibus urbanos das principais metrópoles do País. Entretanto, a distribuição do produto para suprir o setor de transporte de carga tem preocupado executivos do setor. Segundo Allan Kardec, diretor da ANP (Agência Nacional de Petróleo), cerca de 1.200 postos de combustíveis já manifestaram o interesse de comercializar o novo diesel. “Mas precisamos o dobro disso”, garantiu durante sua participação no seminário “Diesel e Emissões em Debate”, realizado no fim de maio em São Paulo. Segundo ele, existem hoje no País aproximadamente 38 mil postos de combustíveis, dos quais oito mil comercializam diesel.

Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores), destacou na mesma ocasião que “a Petrobras diz ter o volume de produção necessário para abastecer o mercado. A dúvida é com relação à distribuição nos postos em todo o Brasil”.