Carreteiro sabe que no Verão é comum enfrentar trechos sob pancadas de chuva nas rodovias e sabe também que as condições de segurança são bastante reduzidas com a pista molhada e escorregadia. Além da aderência dos pneus ao solo, outros itens podem pegar de surpresa o motorista que não cuida adequadamente do veículo.

José Palácio, auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), adverte que é muito importante a manutenção preventiva de componentes do sistema de segurança. “Os pneus devem ser balanceados e calibrados de acordo com as especificações do fabricante; as lanternas reguladas, amortecedores dentro do prazo de validade e sem danos e suspensão regulada e alinhada”.

Em relação aos caminhões, Palácio alerta para que os motoristas se preocupem também com os freios das carretas. Afinal, muitos fazem a manutenção apenas dos freios dos cavalos mecânicos e em uma situação de emergência em pista molhada pode ocorrer até um capotamento. “Os cuidados com os pesados deve ser redobrada. A carreta, por exemplo, geralmente está carregada e se houver a necessidade de uma freada brusca o sistema de freios deve estar em perfeito estado para garantir uma parada segura”.

Outro detalhe importante apontado pelo auditor é em relação ao correto aparelhamento dos pneus traseiros para garantir a estabilidade em uma possível freada nos dias chuvosos. É importante também verificar o estancamento e capacidade de frenagem das rodas.

Além da manutenção preventiva dos componentes, Palácio lemba que o condutor deve sempre manter uma distância segura do veículo da frente de até 50 metros, no caso dos carros de passeio. No caso dos caminhões, a distância deve ser relativamente mais espaçada para garantir uma parada segura por tratar-se de um veículo pesado. “O tempo de frenagem é maior na chuva e em dias de garoa, a pista fica ainda mais escorregadia, o que justifica o fato do condutor nunca pegar uma estrada com pneus carecas, pois reduz a capacidade de frenagem e deslocamento”, finaliza.