Por João Geraldo

É difícil encontrar alguém para duvidar que nos próximos anos os veículos de carga e todo o sistema de transporte passarão por grandes mudanças em razão das novas tecnologias. Por conta disso, temas como conectividade, combustíveis alternativos, eficiência energética e novas formas de mobilidade, além de conforto, segurança e a busca pela maior rentabilidade na operação, têm sido os bastante focados pela indústria de caminhões em todo o mundo.

Essa movimentação tem levado profissionais de diferentes áreas da indústria automotiva a projetar ideias e conceitos sobre como deverão ser os veículos nos próximos anos. Na edição deste ano do IAA (Salão Internacional de Veículos Comerciais), realizado em Hannover (Alemanha), a Iveco apresentou um projeto de caminhão estradeiro cuja cabine conta com linhas aerodinâmicas avançadas e sugere uma nova forma do ambiente de trabalho dos motoristas em percursos de longas distâncias.

Denominado de Z Truck, o projeto apresenta aerodinâmica considerada inovadora pela empresa, por criar um novo espaço útil na cabine. O interior pode ser reconfigurado de variadas formas de acordo com as diferentes aplicações do caminhão. A parte traseira, onde existe um painel para a projeção de slide, pode ser ampliada em até 50cm para aumentar o espaço interno. No descritivo da Iveco sobre o veículo, consta também que a cabine pode ter uma cama dobrável, cozinha, geladeira, pia, banheiro e entretenimento na parede. A interação homem-máquina considera ainda estresse zero do motorista, além da redução de perda de tempo.

Caminhão Z Truck conta com avançadas tecnologias de condução autônoma tornando o motorista um operador de logística a bordo
Caminhão Z Truck conta com avançadas tecnologias de condução autônoma tornando o motorista um operador de logística a bordo

O motor do Z Truck é movido a gás natural liquefeito (GNL), otimizado para bio-metano e desenvolve 460hp a 2000rpm. Dois tanques de com capacidade para 1.200 litros juntos garantem autonomia para até 2.200 quilômetros com emissões praticamente zero. De acordo com a Iveco, essa autonomia é 60% maior do que a do atual Stralis NP e maior ainda do que a de um modelo a diesel.

Cabine foi projetada para acomodar com conforto, segurança e também para ter o espaço adaptados às necessidades do motorista
Cabine foi projetada para acomodar com conforto, segurança e também para ter o espaço adaptados às necessidades do motorista

O presidente da Iveco, Pierre Lahutte, considera que a indústria está diante de uma revolução desencadeada pela preocupação com o meio ambiente, economia e a segurança em torno dos veículos. Ao falar sobre os valores de sustentabilidade, redução de custos de operação, tecnologia e parceria com os clientes, ele disse que a Iveco tem trabalhado para reduzir o impacto no meio ambiente dos veículos que produz, com combustíveis alternativos. “Com o Iveco Z Truck e suas 29 patentes, estamos definindo onde nossos esforços podem nos levar no futuro”, acrescentou o executivo.

Projetado para transportar até 13 mil quilos de carga líquida, o Urban eTruck tem previsão de chegar ao mercado já na próxima década
Projetado para transportar até 13 mil quilos de carga líquida, o Urban eTruck tem previsão de chegar ao mercado já na próxima década

Na visão de técnicos da Iveco, o Z Truck representa um passo em direção ao futuro e antecipa a maneira como a energia alternativa, as novas tecnologias e a direção autônoma mudará a função do motorista de caminhão.  A empresa informou também que o desenho futurístico de seu protótipo de direção autônoma foi desenvolvido em parceria com o Centro de Design e Inovação da CNH Industrial. Lahutte disse ainda que no desenvolvimento do Z Truck a Iveco colocou o motorista e o cliente no centro de nosso desenvolvimento tecnológico e de design.

Escada de acesso ao interior da cabine não altera as linhas aerodinâmicas do veículo quando se encontra embutida
Escada de acesso ao interior da cabine não altera as linhas aerodinâmicas do veículo quando se encontra embutida

O nome Z Truck faz alusão à busca de zero acidente e também a outros elementos inseridos no projeto. De acordo com informações da Iveco, a proposta de um caminhão estradeiro movido a GNL é abraçada também pela Petronas Lubrificants International, que apoiou o desenvolvimento do protótipo. O motor a gás utilizou lubrificantes da marca, com baixa viscosidade. O ganho de quilometragem contou também com pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento e sistema de monitoramento de pressão.