Por Elizabete Vasconcelos

Quatro anos após iniciar o plano de expansão da rede no mercado brasileiro, a Iveco inaugurou sua centésima concessionária, a Mercalf, localizada em Jundiaí/SP, que além de representar um marco importante para a companhia também recebe o título de primeira unidade sustentável do Brasil. O projeto envolveu alternativas para captação e reuso de água pluvial e economia de energia elétrica. O telhado “verde” implantado no showroom, por exemplo, reduz a temperatura interna em até 6ºC – diminuindo a necessidade de ar condicionado – e recupera água da chuva. Além disso, a água aquecida na lavagem dos caminhões elimina boa parte do uso de produtos químicos e o uniforme dos funcionários contém fibra obtida da reciclagem de garrafas PET. “Nada mais bonito do que celebrar este número histórico com a relevância da sustentabilidade”, destaca Orlando Merluzzi, diretor de desenvolvimento e gestão de rede da Iveco.

5844t

A obra foi orçada em R$ 12 milhões, cerca de 10 a 15% mais cara do que uma edificação normal desse tipo. Entretanto, estima-se que o menor consumo de água e eletricidade permitam que a diferença investida seja recuperada em menos de dois anos. A Iveco pretende, no futuro, implementar as melhores práticas adotadas na unidade em toda a rede.

O plano de crescimento de concessionárias da rede Iveco acelerou nos últimos anos, pois das 100 casas 50 foram inauguradas nos últimos cinco anos, num investimento total de cerca de R$ 400 milhões em terrenos, prédios, oficinas e equipamentos para atender os clientes. “Ainda temos várias outras casas em construção, ou em início de obra, de forma que a expansão continua”, salientou Merluzzi.

O trabalho de aumento da rede começou no final de 2006, com o mapeamento das rotas do transporte, para identificar os pontos para futuras instalações. “Chegamos a um grupo de rodovias e estradas nas quais deveríamos obrigatoriamente estar presentes, depois fizemos um estudo das cidades para identificar aquelas estrategicamente localizadas e com perfil sócio-econômico adequado para suportar uma instalação como esta”, destaca Merluzzi.

Além das novas unidades, a rede já existente passou por processo de renovação e adotou um novo modelo visual e rigorosos padrões de gestão e serviço. “Nossos clientes têm hoje a segurança de cruzar o País e encontrar assistência numa rede jovem e bem preparada”, orgulha-se. “O Brasil tem dimensões continentais e por isso a capilaridade, ou seja, a presença da rede no território é fundamental”, finaliza Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.