Por João Geraldo
Foto Divulgação

A DAF completou em outubro três anos de produção de caminhões pesados no Brasil e mais de 1.400 unidades vendidas neste período. Desde a inauguração, a fábrica instalada em Ponta Grossa/PR recebeu mais de 1 bilhão de investimentos em ações como a produção de motores, treinamento, parcerias com universidades e desenvolvimento de programas sociais. Atualmente, a empresa tem duas linhas de caminhões no Brasil e produz quatro unidades por dia. São elas a XF105 (6X2 e 6X4), com motores de 410, 460 e 510cv de potência, e CF85 6X2 e 6X4, com motores de 360 e 410cv.

Em fase de consolidação da marca e seus produtos no mercado brasileiro, em 2016 a empresa realizou a terceira edição da Semana do Cliente. Trata-se de um evento que consiste em levar grupo de frotistas e autônomos para conhecerem a fábrica e suas instalações, a marca e os seus produtos para o Brasil. A DAF conta também com o Contrato de Manutenção Multisuporte.

De acordo com o diretor comercial da companhia, Luis Gambim, a DAF está se preparando para crescer nas duas linhas de caminhões que monta atualmente em Ponta Grossa. O próximo lançamento, conforme adiantou, será uma versão do XF105 para operações fora de estrada, como o transporte de madeira e cana de açúcar, entre outras. Ele disse também que a rede vai crescer de 22 para 29 concessionários nos próximos meses.

A DAF conta também com o PACCAR Parts – divisão do Grupo PACCAR -, cujo portifólio de produtos é composto pelas Peças Genuínas DAF e Peças Genuínas PACCAR e linhas multimarcas TRP.  Carlos Tavares, diretor da PACCAR Parts Brasil, disse que a TRP agrega para os concessionários, pois consegue levar outras marcas para suas oficinas. Ainda segundo ele, os componentes cobrem mais de 90% dos caminhões que rodam hoje no Brasil.

Apoiada pela rede de concessionários, a principal distribuidora dos componentes, a empresa anunciou recentemente e ampliação da oferta de peças TRP com mais opções das linhas de correias e tensionadores, frutos de parceria com as empresas Continental e Dayco. A DAF anunciou que em 2017 terá também peças para transmissão e motor.