Por Daniela Giopato

Ter aparelho de rastreador instalado nos caminhões parecia ser o suficiente para suprir a necessidade dos transportadores de coibir o roubo de carga tão comum nas estradas brasileiras. Porém, ao longo dos anos o mercado começou a buscar tecnologias capazes de contribuir também para a redução dos custos operacionais do transporte e para aumentar o controle da frota, além de melhorar a logística. Para atender a nova demanda, as empresas do setor de rastreamento foram impulsionadas a ampliar o leque de produtos e serviços e passaram a oferecer pacotes com soluções direcionadas ao aumento da segurança e da rentabilidade do negócio de seus clientes.

Dentro desse cenário, a telemetria se tornou importante solução para os transportadores, por permitir o acesso a informações úteis sobre a condução dos caminhões, podendo identificar situações de risco tanto para a carga quanto para o motorista, tais como distância percorrida, excesso de velocidade, aceleração e freadas bruscas, tempo do veículo parado, em marcha lenta e em movimento, temperatura e rotação do motor, entre outros. “A evolução das tecnologias em rastreamento e comunicação via satélite permitiram que os transportadores tivessem mais possibilidades de gestão logística e dados operacionais sobre a condução dos caminhões, controles de rotas e comunicação em tempo real com os condutores”, afirma o diretor de marketing e vendas da OnixSat, Wagner Eloy.

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A telemetria, conforme explica Gustavo Coelho, da Sascar, possibilita a parametrização de todas as funções do caminhão antes de iniciar a viagem

A telemetria, conforme explica Eloy, permite conhecimento mais detalhado sobre o desempenho operacional do veículo e auxilia em decisões que podem gerar mais aproveitamento no transporte e lucro. “Os dados recebidos são obtidos a partir do sistema de rastreamento e o principal objetivo não é a intervenção imediata, mas a possibilidade de tomar ações corretivas e preventivas. Alguns dados permitem a configuração de alertas tanto para central de monitoramento do cliente, quanto para o motorista”, explica.

No caso da Onixsat, as informações são transmitidas via rede CanBus. A partir da leitura dos dados, o computador de bordo do sistema OnixSmart transmite os dados para central via comunicação GSM/GPRS, mesma tecnologia da comunicação celular. “Alguns dados podem ser configurados como alertas. Esses alertas podem ser enviados tanto por GSM/GPRS, como pelo canal satelital, dependendo do tipo de equipamento que o cliente possui”, complementa. Para Gustavo Coelho, diretor comercial da Sascar, o amadurecimento do mercado fez com que o apelo do rastreador apenas como inibidor do roubo de carga migrasse para algo mais completo envolvendo a segurança e também contribuísse para melhorar a logística e aumentar a rentabilidade do negócio. “A Sascar entendeu que o equipamento poderia ter outras funções, como fornecer dados sobre a dirigibilidade e o comportamento do motorista e da chamada zona verde como redução da emissão de gases e consumo de combustível. Além de gerar relatórios do tempo de direção do motorista, que será bastante utilizada para cumprir as exigências da regulamentação da profissão”, explica.

A questão da prevenção de acidentes também é um benefício importante quando se fala em telemetria. Afinal, o custo com acidente é cinco vezes maior do que com o roubo de carga. “A telemetria permite realizar a parametrização de todas as funções do caminhão antes de iniciar a viagem. Assim é possível limitar a velocidade para determinados trechos considerados perigosos e receber um alerta sonoro toda vez que o motorista desobedecer as recomendações pré-estabelecidas”, explica.

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Para Wagner Eloy, da OnixSat, a evolução das tecnologias em rastreamento permitiram ao transportador gestão logística e dados operacionais em tempo real

O gerente comercial da unidade de rastreamento e monitoramento da Pósitron, José Tabone Júnior, acredita que a telemetria é uma das grandes tendências do segmento, por maximizar os resultados das empresas. Isto tem se tornado cada vez mais necessário no transporte em função da dificuldade de desenvolvimento de motoristas aliado a evolução tecnológica dos veículos. “Para se ter ideia da dimensão de seus benefícios, a telemetria Pósitron monitora o desempenho do veículo e a forma de condução do motorista, detectando possíveis falhas e aprimorando o processo de gestão de frota e gera relatórios que compilam informações diárias”, comenta.

As soluções em telemetria, ainda de acordo com Júnior, possuem quatro diferentes aplicações: logística, medição do desempenho dos motoristas, redução de acidentes e sustentabilidade. Na área da logística é possível o acompanhamento do desempenho dos veículos, redução das paradas para manutenções e nos custos relacionados a desgaste de peças. Em relação aos condutores, faz o controle do desempenho sobre a jornada de trabalho, além das paradas para refeições e descanso. “Com essas informações, as empresas do setor de transporte estabelecem um ranking de pontuação e concedem premiações e reconhecimentos aos melhores motoristas, remuneração diferenciada de acordo com a atuação e promoção da capacitação permanente dos profissionais”.

Os benefícios da telemetria podem auxiliar também no trabalho preventivo na redução de acidentes, focado nos principais agravantes, como excesso de velocidade, acelerações e frenagens bruscas. Na área da sustentabilidade, visa à redução da emissão e descarte de material poluente (combustível, pneus, óleo e lonas de freio), além da otimização desses recursos. “Dentre os quesitos avaliados estão a ocorrência de eventos, deslocamento, as infrações de velocidade, rotação, “banguela” e marcha-lenta, resumo e gráfico de freada brusca. Além disso, a Pósitron tem uma área operacional que garante uma grande eficiência na recuperação de veículos roubados ou furtados”.