Por João Geraldo

Com foco em melhorar os resultados dos transportadores rodoviários de cargas, o programa de custo operacional da Volvo do Brasil tem contribuído para aumentar a eficiência da operação de transportadores de várias regiões do País. Realizado mensalmente por workshops em diferentes pontos, o programa tem levado informações práticas e conhecimento técnico que contribuem para que empresas de qualquer porte – e até mesmo o pequeno transportador – tornem seus negócios mais rentáveis por meio do controle detalhado dos custos.

Mauro Jordan, consultor especializado em Gestão de Custos, adianta que a meta do programa não é ensinar o transportador, mas mostrar a ele que a gestão de custo é dever de todos. Acrescenta ainda que a maioria tem softwares para essa finalidade, mas não os utiliza, pois estão mais preocupados com a manutenção dos veículos.

Como fazer para diminuir os gastos na operação? Ricardo Tomasi, da Engenharia de Vendas da Volvo, começa pelo consumo de combustível, um dos fatores fundamentais na redução de custos do transportador. Segundo ele, o consumo de diesel pode ser definido por 30 fatores, sendo que em 27 deles o transportador pode ter ingerência &chaves1;Gráfico Fatores que Influenciam o Consumo&chaves2;. Em outros três – topografia, fatores climáticos e conservação de estradas -, porém, quem conduz ou cuida do caminhão não tem ação alguma sobre o gasto de diesel.

Em relação à condução do caminhão, Tomasi destaca que a forma como o carreteiro conduz o caminhão pode proporcionar uma economia de até 15%. Por isso, a reciclagem para manter o alto nível ganha maior importância no negócio. Ele destaca também como importantes para o menor consumo o uso de defletores &chaves1;até 10% de economia&chaves2;; rodar com os eixos alinhados, redução de até 7%; calibragem correta dos pneus, 25%; manutenção, até 7%, e excesso de carga, 2%, entre outros itens.

Paulo Alves Ferreira, um dos proprietários da Pedra Branca Transportes, do Espírito Santo, cuja frota tem 33 caminhões, garante que a gestão de custos serviu para alertá-lo a aproveitar integralmente tudo que o caminhão oferece. “Só com o treinamento, o consumo de combustível caiu, e o ganho é repassado para os motoristas, na média de R$ 560,00 por mês para cada um”, explica o transportador.

Levantamento realizado pela Pedra Branca em três viagens de longa distância, com motorista antes e depois do treinamento, mostrou que o consumo médio caiu de 1,56 km/litro para 1,92 km/litro &chaves1;gráfico Consumo de Diesel&chaves2;. Ainda de acordo com Ferreira, em 12 conjuntos a economia por ano pode chegar a R$ 204 mil, rodando na média de 120 mil quilômetros por ano cada um.

Um serviço adicional e ao alcance de todos é o simulador de custo operacional no site da Volvo. No endereço www.volvo.com.br/custooperacional, é possível calcular o custo por quilômetro preenchendo os campos com dados da operação. “Para gerir um negócio lucrativo é importante que o transportador saiba quais são seus custos mais relevantes”, alerta Carlos Pacheco, gerente de Pós-Venda da Volvo do Brasil.

Felipe Battistella, coordenador de Marketing de Pós-Venda da Volvo do Brasil, detalha a importância da manutenção &chaves1;custo do transporte&chaves2; e lembra que durante o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço sempre é analisado como isso poderá contribuir para reduzir o custo por quilômetro do caminhão. “O simulador vai ajudar nossos clientes a perceber isso”, completa.

FATORES QUE INFLUENCIAM NO CONSUMO
– Estilo de condução
– Treinamento de motoristas
– Potência do caminhão
– Torque do motor
– Faixa econômica
– Caixa de câmbio (escalonamento de marchas)
– Relação do eixo traseiro
– Manutenção
– Idade do caminhão
– Calibragem dos pneus
– Uso de freios auxiliares
– Filtro de ar
– Filtro de combustível
– Qualidade do combustível
– Piloto automático
– Caixa automatizada
– Congestionamentos
– Topografia
– Altitude
– Chuva
– Conservação das estradas
– Densidade de chuva
– Foco na produtividade
– Velocidade máxima
– Implemento
– Defletor de ar
– Excesso de peso
CUSTOS DO TRANSPORTE
46% – Combustível
17% – Motorista
9% – Custo capital
6% – Depreciação
5% – Pedágio
4,5% – Manutenção corretiva
4% – Pneus
4% – Despesas administrativas
1,9% – Manutenção preventiva
1,6% – Serviço
1% – Rastreamento
CONSUMO DE DIESEL – Transportadora Pedra Branca
Viagens Consumo Média Custo por km (CPK)
4.414 km 2.830 litros 1,56 km/litros R$ 1,22
4.553 km 2.869 litros 1,90 km/litros R$ 1,20
5.101 km 2.878 litros 1,92 km/litros R$ 0,99