Por João Geraldo

Mais de 60 unidades do Volvo VM já estão operando em canaviais na região de Maringá/PR, puxando composições no lugar de tratores. A novidade na roça de cana, que tem como protagonista a versão com motor de 270cv de potência e configuração de eixos 6X4, é resultado de parceria entre a Volvo e a área técnica da Usina Usina Santa Terezinha, em Maringá/PR.

Para enfrentar o trabalho em terrenos fora de estrada, o VM recebeu um conjunto de modificações técnicas. Uma delas foi a colocação de proteções para evitar que componentes ficassem sujeitos à poeira.

“Foram colocadas proteções para o catalisador, o injetor de ureia, as válvulas pneumáticas e a chave geral, além de feita a vedação e realocação do radiador do ar condicionado”, explica o gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil, Álvaro Menoncin, acrescentando que essas medidas foram necessárias para diminuir a necessidade de manutenção do veículo.

Outra mudança aumentou em mais de 30 mm a altura da suspensão dianteira e em mais de 20mm a traseira, de ter sido ampliado também o ângulo de ataque do caminhão. “Isso diminui bastante a probabilidade de ocorrência de problemas na parte de baixo do caminhão provocados por resíduos da colheita”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil.

As alterações incluíram também chicotes elétricos, que tiveram o comprimento aumentado para facilitar ao implementador a montagem do equipamento de carga. O eixo foi reforçado, além de bloqueio de diferencial.

Francisco Mendonça, gerente da linha VM, lembra que o veículo vai operar 24 horas por dia no transbordo, parando apenas para abastecimento e troca de motorista. “Por isso, quanto menos avarias sofrer, maior disponibilidade o veículo oferecerá”, conclui.