Por João Geraldo

Única unidade fora da Alemanha que produz motores, caixas de câmbio e eixos em uma só unidade, a fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo já superou a marca de dois milhões e meio de motores produzidos. A empresa, instalada há mais de 50 anos no município, na região do ABC Paulista, produz componentes para os veículos pesados que rodam no Brasil, Europa e Estados Unidos, país para onde a empresa começou a exportar, em 1991, o modelo OM 460 para equipar caminhões Freightliner, marca que a Mercedes-Benz concorre no mercado norte-americano. No último dia 05 de março, a montadora assinou contrato com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que lhe concedeu empréstimo de R$ 1,2 bilhão que será aplicado na expansão de sua capacidade de produção.

Com o recurso, a capacidade da fábrica para produção anual de veí­culos comerciais será aumentada para 75 mil unidades. Jürgen Ziegler, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil, disse que os recursos provenientes do BNDES reforçam o compromisso da empresa com o crescimento econômico do País. “O investimento na fábrica de São Bernardo do Campo é amplo e não está limitado apenas ao aumento da capacidade produtiva, pois nós também investiremos em pesquisas, desenvolvimento de novas tecnologias, modernização das áreas de produção, logística e serviços”, conclui. Para o vice-presidente executivo da divisão caminhões Mercedes-Benz Europa e América Latina, Hubertus Troska, o Brasil é um mercado com grandes oportunidades de crescimento. “Temos o objetivo de explorar plenamente esse potencial e, nesse sentido, a expansão da nossa capacidade de produção é um passo certeiro e no momento certo”, afirma.

O diretor de produção de motores, caixas de câmbio e eixos, Bart Laton, um belga que está há 32 anos no Brasil, explica que em 1956 a empresa produzia apenas um tipo de motor, o OM 321 e terminou o ano de 2009 com quatro famílias de propulsores. “Todos os motores passam pelo banco de prova, aonde durante uma hora são testados a potência, torque, consumo específico, débito, emissões, pressão do turbo, diagnose eletrônica e configuração para montagem”, explica.

O responsável pela área de caminhões Mercedes-Benz do Brasil, Ronald Linsmayer, acrescenta que a Mercedes-Benz é pioneira na introdução do motor diesel em caminhões e ônibus no País, na década de 1950, e também na utilização de gerenciamento eletrônico, nos anos 90. Ele diz que em 53 anos de atuação no Brasil, a empresa acumulou experiência no atendimento às necessidades dos transportadores de cargas e de passageiros. “Nossos motores são reconhecidos pelos clientes pela eficiência, qualidade, desempenho, reduzido consumo, durabilidade e, especialmente, pela confiabilidade”, assegura.