Por João Geraldo

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está investindo em várias frentes com sua linha de veículos comerciais pesados para o transporte de cargas e passageiros. Com uma produção diária entre 160 e 170 unidades, e preparada para um adicional, conforme disse recentemente o presidente da empresa, Antônio Cortes, a montadora acaba de botar na estrada o Projeto Rota Volksbus, com o qual pretende elevar de 15% para 35% a participação da marca no mercado de ônibus.

“Já investimos R$ 300 milhões na linha Volksbus e o Rota Volksbus é o nosso primeiro programa de aceleração de vendas de ônibus e a expectativa é que as vendas cresçam 20% ou mais”, disse Cortes. Durante o lançamento do projeto, o qual fará 270 apresentações para clientes e frotistas potenciais, de forma personalizada em 52 cidades em 22 Estados, no período de seis meses, o executivo disse que a montadora tem vocação para fazer o “caminhão do povo”, e está preparada para realizar trabalho idêntico no setor de ônibus.

O projeto Rota Volksbus conta com parceria da Michelin, empresa que “calça” os veículos com os pneus X PASS XZU3, para o transporte urbano de passageiros, nas dimensões 275/80 R22.5 e 295/80 R22.5; e XZE2+, rodoviário, na dimensão 295/80 R22.5. A Blaupunkt, unidade do Grupo Robert Bosch, equipa os 10 ônibus do Rota Volksbus com sistemas de áudio e vídeo.

Cortes citou também que a Volkswagen precisa ter um caminhão mais potente no mercado e lembrou que o Constellation de 360cv será lançado no segundo semestre deste ano. “Nossa necessidade de ter um caminhão mais potente é maior do que a de ter um ônibus com esta motorização”, acrescentou. O executivo falou também da pretensão da Volkswagen Caminhões e Ônibus de exportar o modelo Constellation para a China, Índia ou Rússia e reconheceu que é provável que a engenharia tenha de proceder algumas modificações para o veículo entrar nesses mercados.