Por  João Geraldo

A Navistar South America, fabricante dos caminhões da marca International, está anunciando o início das operações do seu primeiro centro de teste de veículos no Brasil. Instalado em Jaguariúna/SP, a 140 quilômetros da capital paulista, a escolha do município se deve ao fácil acesso a importantes rodovias do Estado de São Paulo, e também a proximidade com o escritório da empresa – instalado na capital paulista, conforme o presidente da International Caminhões, Guilherme Ebeling. “A proposta é que esse centro seja referência no País para testes de veículos comerciais”, explica o executivo.

O centro de teste foi criado pela empresa para a construção de protótipos e também a realização de testes de caminhões da marca International e começou operando com 22 veículos pesados sob a responsabilidade de uma equipe formada por engenheiros, técnicos, mecânicos e motoristas. O trabalho realizado pelos profissionais é focado em testes para homologação de produtos, funcionais, de validação de veículos e testes de campo, entre outras atividades relativas ao desenvolvimento de veículos.

De acordo com o presidente da empresa, a proposta é tornar o centro uma referência no Brasil para teste de veículos comerciais, com área construída de 2,5 mil metros quadrados, desenvolvido para criação e validação de veículos pesados. O projeto, chamado de JTC (Jaguariúna Tech Center), foi idealizado por equipe brasileira de engenheiros e procurou se adequar aos processos utilizados pela Navistar nos Estados Unidos.