Por Elizabete Vasconcelos

Pleiteada há anos, finalmente começou a sair do papel a duplicação da rodovia dos Tamoios (SP 99), com o início oficial das obras no último dia 15 de maio. Na primeira fase, o projeto abrange 49 quilômetros de extensão, no trecho de planalto, e custará R$$ 557 milhões. De acordo com projeções do governo paulista, as intervenções para a melhoria da rodovia devem durar 20 meses, com isso as melhorias na via devem ser finalizadas antes do início da temporada de veraneio 2013/2014. Isso porque a estrada, construída nos anos 30, é a mais importante ligação do Vale do Paraíba e as praias do Litoral Norte.

“Esta é a maior intervenção dos últimos 40 anos, ligando a sétima maior cidade do Estado, São José dos Campos, à capital do pré-sal, Caraguatatuba, e ao porto de São Sebastião”, destacou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante o lançamento da obra. De acordo com o cronograma da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), em 27 de abril foram concluídos os trabalhos de sinalização da rodovia. Já em 02 de maio tiveram início os trabalhos de mobilização de maquinário e demais equipamentos, além da instalação dos canteiros de obras. A rodovia dos Tamoios opera em pista simples em quase todos os seus 80 quilômetros de extensão, entre São José dos Campos e Caraguatatuba.

A segunda fase da duplicação, que abrange o trecho de serra, está em fase de licenças prévias e elaboração de EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). Segundo projeções do governo, a análise completa deve ser finalizada em novembro deste ano e a previsão é que as obras desta etapa sejam realizadas em 48 meses. Inteira, a obra deverá custar R$ 4,9 bilhões.

Caminhões na serra

Além da questão da segurança, a duplicação da Rodovia dos Tamoios está alinhada a outro projeto estadual: a ampliação do porto de São Sebastião. Segundo uma análise de tráfego que compõe a relação de documentos que subsidiam o licenciamento ambiental da expansão portuária, a estimativa é que a ampliação do porto vai colocar sete mil caminhões a mais na Tamoios todos os dias.

De acordo com a projeção, o tráfego deste tipo de veículos passará dos atuais 2.267 para 9.423 em 2035, quando as melhorias no complexo portuário deverão estar finalizadas. Pelas previsões, o aumento de veículos de passeio na rodovia não deverá crescer na mesma proporção dos caminhões. Atualmente, são 5,7 carros de passeio para cada caminhão em trânsito na rodovia, e a expectativa é de que proporção seja de 3,3 carros de passeio para cada veículo de carga. Esta é a relação verificada atualmente na Via Anchieta, principal ligação da Capital à Baixada Santista.