Por João Geraldo

O transportador brasileiro está cada vez mais preocupado em fazer contas para conseguir rentabilidade no seu negócio e sabe que um dos pontos importantes para obter resultados é dando mais atenção aos detalhes da principal ferramenta do seu negócio, o caminhão. Hoje em dia, itens como o equipamento mais adequado possível à operação, manutenção eficiente, conforto do carreteiro e aerodinâmica do veículo (para reduzir consumo de combustível) – entre outros, recebem muito mais atenção do que no passado porque têm influência direta nos custos. Do outro lado – como parte da estratégia de vendas – os fabricantes de caminhões vivem o desafio de desenvolver produtos e serviços que atendam as expectativas dos clientes e para isso lançam mão à tecnologia da eletrônica embarcada e da engenharia mecânica para que seus veículos proporcionem os resultados esperados pelos clientes.

E são justamente os detalhes – tanto do produto quanto dos serviços a eles agregados – que a Scania está destacando em sua linha Streamline, lançada no final de julho, com três opções de cabine (G, R e R Highline), motores de 13 litros nas potências de 400, 440, 480, 560cv e uma versão V8 de 16 litros e 620cv de potência. “O Streamline representa uma busca contínua da melhoria, um conceito Scania de evolução dos produtos, suportado por quatro pilares: economia de combustível, disponibilidade do veículo, desempenho e motorista”, explica Eronildo Santos, diretor de vendas de veículos da Scania.

STREAMLINE 2013
Conforto do motorista, desempenho, economia de combustível e disponibilidade do veículo são os pilares de sustentação dos novos veículos

As principais diferenças da nova linha com os produtos já comercializados pela companhia, e que continuarão no mercado, estão no pacote aerodinâmico; nos programas de manutenção combinados para garantir maior disponibilidade e rentabilidade do caminhão, além do trem de força que passou a contar com uma caixa Opticruise de quarta geração. “A nova linha é mais econômica e com ela passamos a oferecer produtos e serviços num só pacote. Acreditamos que o Streamline será um marco no transporte rodoviário de cargas no Brasil”, acrescenta o executivo de vendas.

Com novo sistema de lubrificação – o qual utiliza menos óleo e quatro modos de condução – a nova caixa de câmbio é um dos elementos que contribuem para a redução do consumo de combustível. O resultado se deve a soluções como o uso de um software capaz de fazer os engates de modo mais rápido, e selecionando sempre a melhor marcha a ser engatada em cada situação, fazendo análise da topografia, comportamento do motorista e o ajuste do motor de acordo com o peso da carga e do implemento tracionado.

Computador de bordo, rádio com GPS, Bluetooth e USC e novas cores no revestimento do painel são novidades da linha Streamline
Computador de bordo, rádio com GPS, Bluetooth e USC e novas cores no revestimento do painel são novidades da linha Streamline

“O resultado é mais eficiência, produtividade e segurança para o operador”, diz o gerente de pré-vendas da Scania do Brasil, Celso Mendonça. Ainda de acordo com ele, no trabalho conjunto com o Ecocruise (piloto automático inteligente), a redução no consumo de combustível é bastante significante. “A combinação entre o Opticruise, Ecocruise e Retarder gera um ganho constante de rentabilidade para o cliente”, adiciona Mendonça. O painel de instrumentos tem como novidade rádio com GPS integrado, Bluetooth e um novo computador de bordo com tela de 6,5 polegadas e o banco do motorista inclui um microfone integrado.

As mudanças externas aplicadas à cabine tiveram também como objetivo a redução de consumo através de uma aerodinâmica melhor do veículo, as quais foram aplicadas com maior destaque à grade frontal, quebra-sol e aletas laterais modificados. Segundo Mendonça, as mudanças são resultado do desafio que os engenheiros tiveram de enfrentar para encontrar áreas onde seria possível aperfeiçoar o sistema do fluxo de ar. “Na prática, estamos garantindo ao motorista uma redução no consumo de 0,6%”, conclui.

Quarta geração da caixa automatizada e piloto automático são destaques da nova linha para a redução do consumo de combustível
Quarta geração da caixa automatizada e piloto automático são destaques da nova linha para a redução do consumo de combustível

Outros dois elementos importantes que fazem parte do pacote para que se complete o conceito do Streamline são o treinamento do motorista e o pacote de serviços. A Scania oferece aos transportadores o Programa de Treinamento e Motoristas, da própria fábrica, e o Driver Support (agora de série em todos os caminhões com Opticruise), ambos para deixar o motorista em condições de economizar até 10% de diesel e reduzir o desgaste de peças do caminhão.

O conceito Streamline, reforça Silvio Renan Souza, gerente de peças e serviços da Scania do Brasil, é agregar um caminhão premium a um completo pacote de serviços e com isso impactamos de modo positivo numa maior disponibilidade do veículo. “Manutenções realizadas de forma adequada são essenciais para manter a alta produtividade, reduzir o consumo de combustível e o desgaste de componentes. Estamos vivenciando um novo patamar de serviços ao cliente”, ressalta.

A aerodinâmica retrabalhada é um dos responsáveis pela redução dos ruídos no interior da cabine e também do consumo de diesel
A aerodinâmica retrabalhada é um dos responsáveis pela redução dos ruídos no interior da cabine e também do consumo de diesel

O novo programa de manutenção inclui quatro pacotes e para que cada cliente tenha o plano que melhor lhe atenda técnicos da Scania analisam vários fatores, como tipo do veículo, do implemento, aplicação/operação, quilometragem por ano e tempo contratado. São eles o Scania Premium, que contempla todas as manutenções preventivas e corretivas, com cobrança por quilômetro rodado. Já o Scania Trem de Força cobre todas as revisões imprescindíveis ao veículo e também as corretivas de partes internas do motor, caixa de mudanças e diferencial e tem cobrança por quilômetro rodado. O pacote Scania Standard inclui as trocas de óleo lubrificante necessárias e check list específico durante o tempo contratado, sendo ao certo realizado por meio de taxa mensal. E o Scania Compacto garante a substituição de todos os kits de filtro e lubrificantes, além da mão de obra necessária para o veículo durante o período contratado. Todos os pacotes podem ser adquiridos nas concessionárias da rede.

Com as soluções propostas, o caminhão com o conceito Streamline chega a oferecer 4% em economia de combustível. Para chegar a esse número, a Scania considera 2,0% ao modo Econômico do Opticruise; 0,4% ao sistema de lubrificação da caixa automatizada; 1,0% ao piloto automático e 0,6% à aerodinâmica. Se comparado aos caminhões Euro 3 da marca, o ganho total é de 15%, considerando 7% do novo motor e 4% ao defletor de ar. Marcel Prado, responsável pelo portifólio de produtos da Scania do Brasil, diz que o conceito de evolução dos veículos Scania, com alterações nos caminhões teve início em 2007. Ele detalha que em 2011 ocorreu a evolução do trem de força, com o motor Euro 5 e a terceira geração do Opticruise e agora em 2013 o Streamline traz o foco também na aerodinâmica, posto do motorista e serviços customizados.