Por João Geraldo

Com capacidade para rodar com até 54,5 toneladas de PBTC com um semirreboque de três eixos, e dentro da Lei da Balança, o cavalo-mecânico R 440 LA8X2, está chegando ao mercado com segundo eixo direcional de fábrica, como mais uma opção da Scania para veículos estradeiros de longas distâncias. O veículo foi apresentado pela fabricante como uma opção que utiliza carreta de três eixos e transporta até 1,5 tonelada a mais do que o conjunto com eixo espaçado – conhecido como Vanderleia – e somente 2,5 toneladas a menos que o bitrem.

O diretor de vendas de caminhões da Scania, Victor Carvalho, destaca outros pontos como o custo de aquisição de um conjunto bitrem (com cavalo-mecânico 6X4) que chega a ser de 5% maior do que uma composição formada pela carreta de três eixos mais o cavalo 8X2. “O preço do cavalo-mecânico 8X2 é maior que um 6X4, mas o preço da carreta de três eixos é menor do que o bitrem”, explica Carvalho, acrescentando que o cliente pode financiar o veículo completo e o recebe pronto para rodar.

 Tanques de combustivel, de 330L cada um, estão posicionados atrás da cabine
Tanques de combustivel, de 330L cada um, estão posicionados atrás da cabine

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O gerente de desenvolvimento de negócios da Scania, Celso Mendonça, sugere que o conjunto formado pelo cavalo-mecânico 8X2 com carreta três eixos poderá ocupar um espaço no transporte entre o bitrem e a carreta de eixos espaçados. Ele justifica que nessa configuração, o conjunto poderá rodar com PBTC bem próximo de um bitrem, que pela legislação só opera com cavalo-mecânico 6X4. “É uma questão de carregar a carga de forma mais inteligente”, completou.

O segundo eixo direcional do cavalo-mecânico R 440 LA8X2 conta com suspensão a ar e suspensor automático. Outros detalhes são a medida de 7.480m de para-choque a para-choque e balança eletrônica que mostra a carga por eixo e, assim como todos os modelos Streamline da marca o veículo tem suspensão a ar com controle.

“O 8X2 tem futuro, porque apresenta muitas vantagens em relação a outras composições”, opina Valdecir Adamucho, sócio de transportadora do G-10 e que opera com cerca de 200 unidades 8X2, transformadas por terceiros, em sua frota. Ainda de acordo com ele, o conjunto com semirreboque de três eixos apresenta melhor performance, pois tem só um eixo a mais (no cavalo-mecânico) e uma composição a menos que o bitrem. De acordo com Adamucho, numa comparação entre as composições, a economia de combustível chega a ser entre 6 a 8%, na mesma operação.

Edição especial

Cor cinza especial em toda a cabine, incluindo espelhos, maçanetas da porta e para-choques , entre outros itens personalizados, além de um pacote de componentes tidos como opcionais da marca, são diferenciais da nova série especial da Scania denominada Griffin Edition.

Concebida para celebrar a paixão pela marca, todos os modelos são equipados com caixa de câmbio Opticruise de quarta geração e Scania Driver Support, tecnologia da marca que funciona como um professor eletrônico instalado no painel que auxilia o motorista dando dica de condução em tempo real para se obter melhor rendimento e mais economia de combustível.

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A identificação visual do Griffin Edition está presente na parte frontal superior da cabine e também acima das portas. A imagem luminosa de um grifo ao centro da cabine, atrás dos bancos é um dos destaques da série para identificar o veículo à distância, à noite. A personalização se estende ao quebra vento das portas, calotas das rodas dianteiras e nos diversos grifos nos aros das rodas traseiras e capas das maçanetas e pontas de eixo. Outros detalhes estão no defletor de ar e faixas alusivas à série.

De acordo com Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões, mesmo com todos os itens que traz de série– no valor de cerca de R$ 30 mil reais – a série Griffin Edition será comercializada pelo mesmo valor dos modelos normais. A meta da Scania é produzir 200 unidades, sendo que a versão 440 6X2 custará a partir de R$ 420 mil.