Por João Geraldo
Fotos Divulgação

A  DAF Caminhões celebrou em outubro três anos de operação da fábrica brasileira. Neste período a empresa que há 20 anos é parte da norte-americana Paccar – a mesma que fabrica os caminhões das marcas Peterbilt e Kenworth – produziu e vendeu mais de 1.400 unidades do XF105 e CF85 no mercado doméstico, sendo 436 deles no primeiro semestre de 2016. Os números, vistos pela diretoria da companhia como positivos, são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Na ótica do presidente da empresa no País, Michael Kuester, todo o resultado que companhia vem obtendo é devida à estratégia acertada e também ao trabalho realizado pela equipe de profissionais da fábrica. O executivo afirma estar seguro de que a DAF está criando uma base sólida para, em pouco tempo, se posicionar entre os maiores fabricantes de caminhões aqui instalados.

A linha pesada CF85, segundo produto da marca no Brasil, está completando um ano de lançamento no mercado
A linha pesada CF85, segundo produto da marca no Brasil, está completando um ano de lançamento no mercado

No período de três anos a fábrica brasileira recebeu mais de 1 bilhão de reais em investimentos. Constam na lista treinamento, parceria com universidades locais, desenvolvimento de programas sociais junto à comunidade e a fabricação de motores entre outras medidas. E a partir de outubro deste ano, a produção saltou de dois para quatro caminhões/dia.

Da linha de montagem em Ponta Grossa/PR, saem os modelos XF 105 e CF 85.  O primeiro é um extrapesado disponibilizado nas configurações 6X2 e 6X4 com motores nas potências de 410, 460 e 510cv. As opções de cabine são a Super Space Cab, Space Cab e Comfort.

Já o DAF CF85 – destinado a operações em rotas de curtas e médias distâncias, entre outras aplicações – é um pesado produzido com opções de 360 e 410cv potência e cabines nas versões Sleeper Cab e Space Cab. Este cavalo-mecânico foi lançado no Brasil no final de 2015, mas uma possível versão rígida ainda não está nos planos para o Brasil. Tanto o XF105 quanto o CF85 são equipados com motores de 12,9 litros produzidos no Brasil desde o ano passado. A transmissão é ZF automatizada de 16 velocidades.

O presidente da DAF Caminhões, Michael Kuester, atribui os resultados positivos à estratégia acertada e à equipe de profissionais
O presidente da DAF Caminhões, Michael Kuester, atribui os resultados positivos à estratégia acertada e à equipe de profissionais

Ano passado a empresa lançou o Contrato de Manutenção Multisuporte, mas os planos se estendem também a novos veículos para ampliar a linha de caminhões no País. Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, reforça que a companhia está se preparando para crescer nas duas linhas de caminhões que produz atualmente.

O próximo lançamento da marca, já anunciado, é a versão fora de estrada do XF105 direcionada principalmente os setores de madeira e cana-de açúcar. O veículo será apresentado oficialmente na Fenatran de 2017, conforme adiantou Gambim.

Os primeiros modelos extrapesados XF105 saíram da linha de produção em Ponta Grossa no mês de outubro de 2013
Os primeiros modelos extrapesados XF105 saíram da linha de produção em Ponta Grossa no mês de outubro de 2013

Ricardo Coelho, diretor de engenharia, por sua vez, disse que várias unidades do fora de estrada já estão rodando em testes de campo. Segundo ele, o investimento em engenharia para desenvolver o produto  é de 14 milhões de reais. Cita ainda que 85% dos testes de todos os caminhões da marca são realizados aqui no Brasil em três etapas principais:  teste funcional, de durabilidade e testes de campo. Aqui no Brasil, a fábrica em Ponta Grossa conta com 25 engenheiros, os quais mantêm intercâmbio direto com a Holanda, o país de origem da DAF.

Várias unidades do XF105 fora de estrada já se encontram em testes, mas o veículo está previsto para o próximo ano
Várias unidades do XF105 fora de estrada já se encontram em testes, mas o veículo está previsto para o próximo ano
Luis Gambim, diretor comercial da empresa, destaca que a DAF está preparando para ampliar sua linha de caminhões no Brasil
Luis Gambim, diretor comercial da empresa, destaca que a DAF está preparando para ampliar sua linha de caminhões no Brasil

De acordo com Gambim, em 2017 a rede DAF vai crescer com o ingresso de mais dois grupos de investidores, chegando a 16, e o incremento de sete novas concessionárias. Para esse ano, sua expectativa é que a marca conquiste 4% de participação no segmento de pesados. Mas para concretizar essa meta as vendas devem atingir o mínimo de 750 unidades até o final de dezembro. Para isso ele conta com a rede da marca formada hoje por 22 concessionários e cinco Postos de Serviços Autorizados (dois na Bahia, dois em Tocantins e um em Minas Gerais). Estes postos são tidos como uma extensão da concessionária.

Em relação ao futuro no Brasil, o presidente da empresa, Michael Kuester, diz que nos planos constam também a produção de veículos de menor porte, para distribuição. “Mas essa decisão depende de como o mercado brasileiro de caminhões vai reagir nos próximos anos”, enfatizou o executivo.