Por João Geraldo

Depois de ampliar o leque de extrapesados Stralis com quatro opções, no início de junho, a Iveco acrescenta mais um produto à sua linha de caminhões e passa a disponibilizar para o mercado uma nova versão da linha EuroCargo Tector, a família de produtos da marca que atende o segmento de transporte na faixa de 16 a 30 toneladas de PBT. Disponível nas versões cabine simples e leito, os dois principais diferenciais do lançamento são a confi guração 6X2 (com terceiro eixo de fábrica) e o motor de 240cv de potência, já que a versão anterior era de 220cv.

Denominado de EuroCargo 230E24, o veículo chegou para fortalecer a marca Iveco no segmento de carga entre 16 e 30 toneladas, o qual movimenta cerca de 25 mil unidades por ano no País. “Além de atender as exigências do mercado para que um caminhão 6X2 tenha potência entre 220 e 240cv de potência, com o novo EuroCargo230E24 6X2 ampliamos nossas possibilidades de atuação no segmento de médios”, diz Vicente Goduto Filho, diretor comercial da Iveco no Brasil.

Produzido na fábrica de Sete Lagoas/MG, uma das três unidades produtivas da Iveco na América do Sul, junto à da Argentina e Venezuela, a nova opção da linha EuroCargo chega para fazer parte do planejamento da empresa – já discutido em convenção no mês de maio passado. Trata-se de uma meta de chegar a 10% de participação no mercado brasileiro de caminhões até o fi nal de 2008, a qual é calcada em cinco pês, defi nidos pelo diretor de vendas e marketing da Iveco Latin America, Marcelo Bracco: Produto, Promoção, Preços, Ponto de Vendas e Pessoas.

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Outras ações já anunciadas pela empresa são ampliar a atual rede de concessionário formada por 55 pontos, criar diferenciais e dar maior suporte aos clientes da marca. “Para isso, a Iveco está investindo também em profi ssionais, inclusive com treinamento,” explica Bracco. A preocupação da montadora em oferecer produtos e atendimentos compatíveis com o mercado a levou desenvolver um trabalho intenso no EuroCargo 230E24 para o mercado brasileiro. De acordo com Goduto, foram investidas mais de três mil horas de atenção de especialistas em engenharia e ao treinamento de mecânicos da rede de concessionárias.

Antes de ser disponibilizado para o mercado, o modelo passou pelo programa da engenharia da Iveco, no qual o veículo roda em teste 500 mil quilômetros com a colaboração de clientes da marca, no Brasil e outros países da América do Sul. Os resultados, segundo a montadora, mostraram que o caminhão é um dos mais econômicos dentro do seu segmento. Marcos Hita, do departamento de engenharia de vendas, explica que a redução do consumo de combustível fi ca por conta da efi ciência da alimentação do motor devido a tecnologia do Common Rail conjugada com o gerenciamento eletrônico da injeção. “A elevada precisão na dosagem de combustível minimiza as mudanças de marchas em subidas e contribui para a redução do consumo”, explica.

Um dos pontos de destaque da linha Eurocargo Tector é a cabine. A versão leito, por exemplo, oferece uma cama de dois metros de comprimento por 80 centímetros de largura e as portas se abrem em 90 graus. O volante de direção e os bancos oferecem vários ajustes ao motorista. O veículo tem preço de venda sugerido de R$ 173.821,00 para a versão com cabine leito e R$ 167.120 para a simples, ambas comercializadas desde o mês de julho.