Diante dos resultados positivos obtidos pelos fabricantes de caminhões, implementos rodoviários e dirigentes do setor do transporte rodoviário de cargas, a 21ª edição da Fenatran está sendo apontada como um marco para o setor de transporte rodoviário de carga, o qual se destaca como um dos sinalizadores da economia do País

Por João Geraldo

A 21ª edição da Fenatran teve motivos de sobra para deixar boas lembranças para o setor do transporte rodoviário de carga. Isso porque no terceiro dos cinco dias do maior Salão de transporte da America Latina, boa parte dos expositores já sentiam que a Feira caminhava para superar as expectativas em termos de negócios realizados, e sinalizar, de modo convincente, que a engrenagem do setor de transporte de carga e logística – um dos principais sinalizadores de desempenho da economia –  já está começando a girar novamente no Brasil.

A Feira reuniu 350 expositores que apresentaram novidades em produtos e serviços voltados para o setor. Diferente da edição de 2015, quando dos sete principais fabricantes de caminhões apenas DAF e Volvo estiveram presentes no Salão, desta vez as demais participaram em peso. Todos anunciaram novos veículos, produtos, tecnologias e soluções para atender aos transportadores.

O presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Antonio Megale, afirmou que todas as fabricantes de caminhões presentes na Fenatran fecharam negócios. “O Salão foi um grande sucesso, tanto de público quanto no resultado comercial”, disse, ao destacar que as marcas aproveitaram o momento de alavacangem da economia para retomarem a produção que estava parcialmente parada. Ainda na sua observação, acrescentou que os frotistas estão aproveitaram para renovar seus veículos.

BERNARDO FEDALTO
Para Bernardo Fedalto, da Volvo, a Fenatran foi um marco e estimou as vendas em R$ 900 milhões da empresa

O diretor da área comercial da Volvo Caminhões, Bernardo Fedalto, destacou que o Salão deste ano foi um marco. Ele calculou a venda de cerca de R$ 600 milhões em veículos, que devem ser comercializados a partir do evento, e mais R$ 300 milhões em serviços.

Roberto Barral
Percebemos o otimismo de todos os clientes que passaram pelo nosso estande, disse Roberto Barral, da Scania

Para o diretor-geral da Scania, Roberto Barral, a Fenatran confirmou os bons resultados que a empresa vinha registrando desde o início da Feira. “Percebemos o sentimento de otimismo de todos os clientes que passaram pelo nosso estande”, admitiu. Ele disse ainda ter ficado surpreso com o índice de aceitação do serviço inédito de manutenção apresentado pela Scania, que acompanhou os caminhões vendidos da marca. “Apesar de ser optativo, 90% dos clientes que fecharam negócios na Scania compraram também esse serviço”, concluiu.

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Os clientes foram à Fenatran com intenção de renovar ou ampliar suas frotas, por conta de novos contratos, observou Ari de Carvalho, da Mercedes

Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz Brasil, foi enfático ao afirmar que a Fenatran foi melhor do que a encomenda, porque a empresa recebeu fluxo de clientes acima do esperado. “O mercado despertou e o evento simbolizou essa transformação. Os clientes que estiveram no Salão tinham intenção de renovar a frota ou ampliá-la por conta de novos contratos”, explicou. O executivo avaliou que o estoque de 2.000 caminhões que a Mercedes-Benz tinha antes da Feira, provavelmente, foi zerado.

Mauricio Correa Iveco
O Salão nos deu a esperança de que quem precisa dos nossos produtos está deixando a crise para trás, afirmou Mauricio Correa, da Iveco

“O Salão trouxe o que não víamos há um bom tempo. Gente sentando para fazer negócio e falar coisas positivas, otimistas. Nos deu uma grande esperança, a de quem precisa dos nossos produtos já está deixando a crise para trás”, observou Maurício Correa, gerente de marketing da Iveco. Na sua definição, a Fenatran deu uma boa injeção de ânimo no setor. Luis Gambim, diretor comercial da DAF, afirmou que as vendas efetivadas e os pedidos feitos durante a Fenatran são de clientes com alto potencial de compra e que os resultados vão contribuir para o crescimento das operações da empresa no Brasil. Já Antonio Cammarosano, diretor de vendas de caminhões da MAN Latin America, e destacou a quantidade, qualidade e o poder de compra dos visitantes, observando que o resultado obtido ficou muito acima das expectativas iniciais.

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Os resultados obtidos no Salão irão contribuir para o crescimento das operações da empresa no Brasil, comentou Luis Gambim, da DAF

Do mesmo modo, os fabricantes de implementos rodoviários – que marcaram forte presença com a apresentação de produtos mais eficientes e rentáveis – se destacaram no volume de negócios realizados. “Nossa participação na Fenatran foi planejada para trazermos produtos inovadores e oportunidades de negócios para os clientes. Ficamos muito satisfeitos com os resultados”, disse Claude Padilha, gerente de marketing e gestão de rede da Randon Implementos.

Alcides Braga, presidente da Anfir, entidade que reúne os fabricantes do setor, disse que a Fenatran consolidou o movimento de recuperação que a indústria vinha experimentando nos últimos meses. De acordo com ele, durante o evento as empresas associadas negociaram aproximadamente 150 unidades de carroceria sobre chassi e cerca de 2.000 unidades de reboque e semirreboque. “Além disso, são esperados para os próximos meses a venda de algo em torno de 1.200 produtos, na maioria pesados”, contabilizou o executivo que é também diretor da empresa Truckvan.

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Gustavo Binardi, da Reed Exhibions Alcântara Machado, destacou que a Fenatran se consolidou como a melhor plataforma de negócios do setor

Gustavo Binardi, diretor de eventos da Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa organizadora do evento, avaliou que diante do retorno informado pelos próprios expositores, essa edição da Fenatran representou uma virada do setor e se consolidou como a melhor plataforma de negócios para o transporte rodoviário de cargas e logística. Pelos números divulgados pela organização, o público visitante superou os 50 mil  que eram esperados para os cinco dias de realização da Feira.

“A Fenatran 2017 superou as expectativas. Acredito que essa possa ser considerada a Fenatran da virada, um marco na retomada da economia após uma crise sem precedentes”, opinou o presidente da NTC & Logística, José Hélio Fernandes. Ainda de acordo com o dirigente da entidade, todos estão muito otimistas e esperançosos de que dias melhores virão e que todos os segmentos envolvidos com o transporte rodoviário de carga demonstraram intenção de voltar a investir.