Por João Geraldo

Fotos Divulgação

Mesmo diante da expectativa de que a recuperação do mercado de caminhões será lenta, a Ford prossegue apresentando novos produtos ao mercado. Depois do lançamento da linha automatizada Cargo Torqshift, no início deste ano, a companhia acabou de apresentar outros três novos modelos do seu portfólio de produtos da linha Cargo 2017. Trata-se dos médios C-1415 e C-1519 (ambos com capacidade para transportar uma tonelada a mais em relação à respectiva versão anterior) e o C-3129 6X4, caminhão para aplicações pesadas.

Dos três novos produtos apresentados, o Cargo 1419, modelo médio para PBT de 14.500 kg, utiliza motor Cummins de quatro cilindros com 189cv de potência a 2.300rpm e torque de 61,2 kgfm a 1.500rpm. Indicado para distribuição urbana, de curta e média distância, com diferentes implementos, o veículo tem como uma de suas características a capacidade para transportar até 1.300 kg a mais do que um dos principais concorrentes, conforme destacou Flávio Costa, gerente de marketing de caminhões.

Outros detalhes técnicos do modelo são descritos pelo chefe de engenharia da Ford Caminhões, João Filho. Ele cita inicialmente o novo eixo dianteiro e a caixa de transmissão Eaton, de seis marchas, e o eixo traseiro Méritor de dupla velocidade, mais robusto e durável do que o do modelo anterior (C-1319). O quadro do chassi também mudou, de acordo com Filho, tem longarinas produzidas com aço de especificação superior e ganhou mais resistência, tanto pelo material com o qual é produzido quanto pelas travessas duplas.

A engenharia mexeu também no sistema de freio, o qual ganhou novos componentes de maior durabilidade. Itens como a câmara de freio (20”) e as sapatas – com largura de 15×7 ficaram mais robustas do que as utilizadas na versão anterior de 13 toneladas. João Filho acrescenta que no C-1419 as rodas na medida 20×7,5 com 10 furos (ao invés de 8) e os pneus 275/80 R22,5 sem câmara, seguem o mesmo padrão dos modelos mais pesados da linha Cargo. Para finalizar, cita que o entre eixos é de 4.800 mm e o tanque de combustível tem capacidade para 275 litros de diesel e 25 litros o de Arla 32.

Indicados para operações de distribuição urbana, curta e médias distâncias, os novos modelos cargo 1419 e 1519 trazem uma série de novidades
Indicados para operações de distribuição urbana, curta e médias distâncias, os novos modelos cargo 1419 e 1519 trazem uma série de novidades

O segundo modelo médio apresentado pela Ford, o 1519, cujo PBT é para 15.400 kg, tem as mesmas características técnicas do C-1419, inclusive motor de 189cv(com torque de 61,2 kgfm na faixa de 1.100 a 2.100rpm). Também são iguais a caixa de câmbio e eixo traseiro de dupla velocidade, este porém, com relação 4,56/6,21:1, enquanto no 1419 a relação é 4,45/6,36:1. Sistema de suspensão dianteira e traseira também recebeu componentes novos, como barra estabilizadora, suportes de mola, amortecedores etc. Os tanques de combustível e Arla 32 têm as mesmas capacidades.

O C-1519 será oferecido pela Ford como um caminhão também para aplicações urbanas, entre as quais a companhia destaca, distribuição de bebidas, de material de construção, mudanças e operações rodoviárias em trechos de médias e curtas distâncias.

Já o Cargo 3129 6X4, equipado com motor de 6.7 litros e potência de 290cv e PBT para 30.500 kg – e capacidade máxima de tração de 42.000 kg, é um veículo para serviços pesados, como o transporte de cana de açúcar, madeira e operações na mineração. O modelo, cujo eixo traseiro motriz – de simples velocidade – tem redução de 5,38:1, ampliou a oferta de caminhões 6X4 da montadora. Outros produtos traçados da marca são o C-2623, C-2329 e C-3133.

Flávio Costa explica que o Cargo 3129 6X4 combina o PBT do modelo 3133 com motor de 290cv e relações reduzidas para gerar maior torque e melhor partida em rampas. “É o veículo ideal para aplicações que exigem alta capacidade, mas não precisam de tanta exigência como os modelos fora de estrada, oferecendo melhor adequação ao custo”, detalha. O Cargo 3129 inclui também em suas aplicações a versão Mixer, com Escapamento vertical e tomada de força traseira para betoneira.

De acordo com João Pimentel, diretor de operações da Ford Caminhões, os novos produtos atendem os desejos dos clientes, pois chegam ao mercado com maior capacidade de carga, consumo de combustível reduzido, menos períodos de manutenção e também passaram por mudanças que os deixaram mais robustos. “Desenvolvemos o produto certo para a aplicação certa e com maior disponibilidade. Isso resulta em maior rentabilidade para o negócio do cliente”, comentou.

Ainda de acordo com o diretor de operações da companhia, os novos modelos estão totalmente alinhados com as atuais necessidades do mercado. “Aumentar a produtividade tornou-se vital para todos os setores de atividade, principalmente no transporte”, disse o executivo acrescentando que toda a experiência da engenharia da Ford foi aplicada para o desenvolvimento desses novos caminhões, para que tragam um impacto positivo na operação do cliente.

O novo Cargo 1519 manteve o mesmo nome, porém oferece uma tonelada a mais de PBT em relação ao modelo anterior, explica Flávio Costa
O novo Cargo 1519 manteve o mesmo nome, porém oferece uma tonelada a mais de PBT em relação ao modelo anterior, explica Flávio Costa

Em relação ao mercado de caminhões nos próximos meses, Pimentel acredita que o segundo semestre deste ano será um pouco melhor do que o primeiro para o mercado de caminhões, porque o índice de confiança está subindo no País. Porém, alerta que apesar da indústria brasileira de caminhões ter capacidade superior a 170 mil unidades, ainda deve demorar alguns anos para este volume ser atingido.

Flávio Costa, acrescenta que independente da indústria, a Ford tem de continuar desenvolvendo novos produtos, principalmente porque a empresa conta com uma engenharia avançada, com modernas tecnologias e também o campo de provas em Tatuí/SP, onde a empresa desenvolve e simula todos os tipos de testes com o veículo. Os preços dos novos produtos, divulgados durante o lançamento, são os seguintes: Cargo 1419, R$ 165.000 Cargo 1519, R$ 171.900 mil; Cargo 3129, R$ 273,900 e Cargo 3133, R$ 273.900. Os veículos são disponibilizados em seis opções de cores: Branco Ártico e Vermelho Bari (sólidas); Prata Geada (metálica) e Cinza Camburi, Azul Maresias e Vermelho Icaraí (perolizadas).

Os novos modelos atendem aos desejos dos clientes em relação à capacidade de carga, consumo e manutenção, diz João Pimentel
Os novos modelos atendem aos desejos dos clientes em relação à capacidade de carga, consumo e manutenção, diz João Pimentel
O Cargo 3129 6X4 Mixer tem também uma versão preparada também para betoneira, com escapamento vertical e tomada de força traseira
O Cargo 3129 6X4 Mixer tem também uma versão preparada também para betoneira, com escapamento vertical e tomada de força traseira