Em plena comemoração de 20 anos de atividades no segmento de freios para veículos pesados, e uma lista de clientes que inclui as principais montadoras de caminhões do Brasil e de outras partes do mundo, a Master Sistemas Automotivos, fabricante brasileiro de sistemas de freio instalado em Caxias do Sul/RS, está decidida a investir no segmento de reposição. A meta da empresa é ampliar a oferta de componentes como cilindro de freio e câmara de serviço, ajustador automático e manual, aranha e eixo expansor. Atualmente, apenas 10% da produção são absorvidos pela reposição; 30% exportados e 60% atendem as montadoras.

“Ninguém neste mercado tem estrutura para dar atendimento como nós. O autônomo, por exemplo, quando troca a lona do caminhão deveria trocar também a mola do freio. Ele não é orientado a fazer este procedimento e por isso acaba arcando com maior prejuízo no custo de manutenção”, diz Mauro Longa Neto, gerente de vendas e marketing da empresa. Ele acredita que quanto mais perto a empresa estiver deste profissional mais poderá auxiliá-lo.

Ainda de acordo com Longa, através de sua estrutura a empresa vai ajudar os carreteiros, porque freio é um item de segurança no caminhão. “Vamos tentar mostrar a vantagem do uso de ajustador original, com qualidade já comprovada pelas montadoras”, acrescentou. A Master conta com cerca de 900 pontos de vendas no País, compostos por distribuidores independentes e concessionários.

A empresa, que tem como principal produto o freio “S” Came, fabrica também os sistemas “Z” Came e freio hidráulico (a disco), do qual a maior parte é exportada para os Estados Unidos e outros países, através de 120 fábricas da Arvin Meritor (dona de 49% da Master) (JG).