Por João Geraldo
Fotos: Divulgação

Uma das metas a serem cumpridas pela Mercedes-Benz este ano é aumentar a participação no segmento de caminhões estradeiros, no qual concorre com modelos das famílias de pesados Axor e Actros, ambos disponibilizados em diferentes versões para variadas aplicações. A empresa encerrou 2016 com o emplacamento de 784 unidades do Actros rodoviário, volume mais do que o dobro das 320 licenciadas em 2015.

De acordo com o vice-presidente de vendas, marketing, peças e serviços caminhões e ônibus da companhia, Roberto Leoncini, o Actros apresentou excelente resultado em 2016.  Incluindo também as versões fora de estrada, o crescimento superou a marca de 75%. Em números, foram 903 unidades contra 514 no ano anterior.

Do ponto de vista do executivo, esse resultado mostra que o Actros está efetivamente ganhando aprovação dos clientes e cita que quem está usando está gostando, principalmente pela média de consumo. Leoncini credita o bom desempenho do modelo também às diversas ações que vêm sendo realizadas pela empresa, como o boxe rápido, operação no cliente e também estar na rota dos extrapesados, entre outras. “Nossa rede de concessionários atua em todos os Estados brasileiros e tem presença nas principais rotas de transporte de carga e logística do Brasil. Quem roda pelo País tem sempre um concessionário próximo para atender suas necessidades”, reforçou.

MER fOTO 1 Actros 2651 1 1
Actros estradeiro encerrou o ano passado com mais de 750 unidades licenciadas. Volume é mais do que o dobro emplacado durante os 12 meses de 2015

O Actros rodoviário 2651 6X4, lançado em outubro de 2015 com foco no transporte de grãos, foi um dos destaques da marca, com 260 unidades emplacadas. De acordo com Leoncini, as somadas aos resultados de outras versões contribuíram para a marca aumentar sua presença no segmento de extrapesados, saltando de 21,5% em 2015 para 22,9%. O Actros tem sido aplicado também em diferentes operações, tais como transporte de cargas frigorificadas, tanques de combustíveis, transporte de produtos químicos e de grãos, cegonheiro e porta contêiner.

MER Foto 2 MB SAVANA 24
Instalação de concessionárias nas rotas de caminhões e mudanças no atendimento ao cliente contribuíram para o desempenho da marca em 2016

Em 2016, a Mercedes-Benz comemorou 60 anos da instalação da sua primeira fábrica no Brasil, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Foi também o ano em que a fabricante obteve o maior número de caminhões a partir de 3,5 toneladas de PBT licenciados no País. No total foram 14.962 unidades, contra 13.690 da sua principal concorrente, a MAN Latin America, que há anos detinha o primeiro lugar em emplacamentos de veículos comerciais.

O emplacamento de caminhões da marca acima de seis toneladas de PBT vem crescendo desde 2013, conforme destacou Roberto Leoncini. De acordo com ele, de 24,7% em 2013; 25,8% em 2014 e 26,7% em 2015, a participação da Mercedes subiu para 29,6% em 2016. “Parte da nossa participação de mercado vem das melhorias aplicadas ao Atego 8X4 e aos modelos de maior porte”, destacando que os resultados obtidos pelos modelos pesados se devem também ao compromisso da empresa em ouvir o que os clientes têm a dizer para transformar suas demandas em novas soluções.

MER FOTO 3 Roberto Leoncini 3 2
Roberto Leoncini reforça que o slogan “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve” já faz parte do dia a dia dos profissionais de todas as áreas da empresa

Segundo o executivo, o slogan “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve” já faz parte do dia a dia dos profissionais de todas as áreas da empresa. Ele conta que profissionais da fábrica tem ido até os clientes para conhecer suas operações, suas demandas e também recebido muitos deles em São Bernardo do Campo, além de ações de demonstração e teste-drive nas transportadoras e eventos do setor e de motoristas. “Como resultado, a Mercedes-Benz obteve a liderança nas vendas de caminhões no Brasil em 2016 e foi também a marca mais premiada do setor”, finalizou.

DE VOLTA À LIDERANÇA

De acordo com números do Renavam, ano passado foram licenciados 50.562 caminhões entre janeiro e dezembro. O número é divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos automotores); deste total, 14.962 unidades são da marca Mercedes-Benz e garantiram a liderança do mercado à marca em emplacamentos de caminhões acima de 3,5 toneladas de PBT.