Por João Geraldo

A MAN  Latin America anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão na atualização das linhas de montagem da fábrica em Resende/RJ, modernização e lançamentos de veículos, ampliação dos serviços de digitalização e de conectividade. O valor tem como foco a renovação de produtos das famílias de caminhões e de ônibus da marca Volkswagen. Classificado como o maior em toda a história da empresa, o investimento atenderá a um ciclo de atividades da empresa entre 2017 e 2021.

Os recursos, conforme foi anunciado, virão prioritariamente dos resultados da operação e estão vinculados à expectativa de recuperação dos mercados da America Latina. Além da necessidade de modernizar e ampliar a linha de produtos e de serviços aos clientes, o investimento é uma demonstração da crença que a empresa deposita no mercado brasileiro de veículos pesados, disse o CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, Andreas Renschler, em sua visita ao Brasil no início de dezembro.

“Acreditamos no futuro do Brasil, na força da economia brasileira, pois após três anos de forte crise ainda continuamos entre os 10 maiores mercados de caminhão do mundo”, acrescentou o executivo. Renschler disse ainda que a empresa quer voltar a ser líder do mercado e para isso precisa de investimentos. “Queremos ser aqueles que vão colocar o transporte em um novo nível. Eu acredito no Brasil”, concluiu.

Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, destacou que só foi possível confirmar mais esse ciclo de investimento graças às medidas de economia tomadas em conjunto com os colaboradores da empresa, sindicatos, fornecedores e concessionários. “Assim podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado”, destacou.

Atualmente a MAN Latin America disponibiliza mais de 50 produtos das marcas MAN e Volkswagen para o segmento do transporte rodoviário de cargas. O anúncio do investimento acontece justamente no ano das comemorações de 35 anos da Volkswagen para caminhões e ônibus e também os 20 anos de inauguração da fábrica em Resende/RJ.

Em duas décadas de operação, mais de 730 mil veículos saíram da linha de montagem da empresa. Desde o início de suas atividades opera com o sistema de Consórcio Modular, pelo qual sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade de montagem dos caminhões MAN e Volkswagen e chassi de ônibus. Atualmente, um novo chassi de ônibus ou caminhão pode sair pronto da linha da linha de montagem a cada três minutos. O ritmo de produção é ditado pela  demanda do mercado.