Em agosto de 1957 saia da linha de produção o primeiro caminhão da Ford montado no Brasil, com 40% de índice de nacionalização. Equipado com motor V8 de 4,5 litros a gasolina e 161cv de potência, o F-600 para 6,5 toneladas de PBT era o pontapé inicial para a produção de um caminhão da marca que exerceu papel pioneiro no desenvolvimento da industria brasileira. Paralelo aos 50 anos de Brasil, a montadora comemora também os 90 anos de seu primeiro caminhão no mundo, derivado do modelo T e lançado em julho de 1917.

O veículo, considerado um marco da montadora no País, teve como desafio inicial uma viagem histórica até Caruaru/PE, trecho no qual enfrentou centenas de quilômetros de estradas, sendo que boa parte não contava ainda com pavimentação. Este ano, ao completar 50 anos do lançamento do F-600, no mês de agosto, a Ford lançou o selo “Ford Caminhões 50 Anos”, nas cores verde e amarela, exibido em todas as peças de comunicação da empresa.

“Estamos aproveitando, também, para lembrar que a Ford nasceu no Brasil como uma fábrica de caminhões, segmento que continua a ser um dos focos principais do nosso negócio, na América do Sul “, diz Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford Caminhões. Ele acrescenta que uma marca forte não se faz do dia para a noite e a Ford tem muito que mostrar nestes 50 anos, com investimentos que ajudaram a transformar o Brasil no polo automobilístico que é hoje. Até maio deste ano, a Ford contabilizou 682 mil veículos produzidos no Brasil.

Atualmente, as duas famílias de caminhões da marca, a Série F, com cabine convencional, e a linha Cargo, com cabine avançada, oferecem 16 modelos e várias possibilidades de customização, com capacidade de carga de 3,5 a 50 toneladas para diversos tipos de aplicações. Todos os caminhões da marca produzidos no Brasil são equipados com motor Cummins, eletrônicos, de quatro ou seis cilindros(DG).