A Ford Caminhões marcou presença na 21ª Fenatran – realizada entre os dias 16 e 20 de outubro – com a apresentação de pacote de tecnologias e novidades que condizem com a força, confiança e respeito conquistados pela fabricante de veículos instalada no Brasil há 98 anos. Para completar o momento positivo e de inovações, a empresa está comemorando 60 anos da montagem do pioneiro F-600, modelo da marca que fez história nas estradas do País.

Em sua participação no maior e mais importante salão do setor de transporte da América Latina, no qual contabilizou cerca de 800 caminhões negociados, a Ford se prestou do evento para fazer o palco de exposição de seus produtos e novas tecnologias focados na maior rentabilidade, segurança e conforto. O leque de novidades incluiu veículos e soluções já presentes no mercado e também aquelas que estarão nas ruas já nos próximos anos como, por exemplo, Cargo Connect, o caminhão conectado.

Este, sem dúvida, foi um dos maiores destaques do salão, pois possibilitou ao público o contato direto com o veículo de um futuro bem próximo. O Cargo Connect é uma plataforma de tecnologias inovadoras e de assistência ao motorista, com avançadas soluções de segurança, tais como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência na faixa da estrada, piloto automático adaptativo e monitoramento 360 graus do caminhão com câmeras, entre outras tecnologias.

As inovações inseridas no Cargo Connect incluem também soluções com foco na produtividade, campo em que ganham destaque o gerenciamento inteligente da carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo além de um aplicativo que mede o desempenho do motorista valorizando ainda mais esse profissional. E para toda a conectividade presente, o veículo conta com central multimídia com tela de 7 polegadas instalada no painel.

A proposta da Ford ao apresentar na Fenatran o Cargo Connect e outras tecnologias foi a de trazer ao público uma visão sobre como os caminhões vão evoluir nos próximos anos e que a empresa já está preparada para os novos desafios tecnológicos do futuro. O protótipo do Cargo conectado vai abrir portas para a chegada do caminhão autônomo.

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Igualmente inovadora é a tecnologia empregada no “boné alerta”, um dispositivo para auxiliar o motorista de caminhão a trafegar com mais segurança. Embora na aparência seja um boné comum, seus sensores são capazes de interpretar movimentos de cabeça do condutor, e ao detectar que ele está sonolento (pescando na direção, na linguagem popular) o avisa através de sinais vibratórios, visual e sonoro.

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A Ford destacou também sua linha completa de caminhões e a transmissão automatizada Torqshift, um diferencial da marca por ser uma das mais acessíveis do setor. Tanto é que já responde por 46% das vendas de modelos da marca na faixa de 17 e 24 toneladas de PBT. Também ganhou espaço e atenção na Fenatran a linha de produtos vocacionais, com preparação para diferentes aplicações.

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O Cargo 1723 Torqshift Kolector, por exemplo, preparado para coleta de resíduos, foi o caminhão mais vendido da Fenatran, com mais de 100 unidades. Ao lado do modelo, a Ford exibiu novos protótipos para o transporte de bebidas e gás, como o Cargo 1723 Torqshift, que já se encontra em teste na frota de uma tradicional empresa.  Uma das principais vantagens do veículo é a facilidade de implementação por não exigir adaptações no chassi. Outro modelo é o Cargo 2429 6X2, indicado para o transporte de bebidas, com carroceria rebaixada e capacidade para 10 paletes. Ambos os atraíram atenção e despertaram interesse dos frotistas.

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