Por Daniel Rela

O setor de transportes está em franco crescimento e quem pode deve aproveitar o momento. É com essa confiança que empresários brasileiros introduzem mais uma marca chinesa de veículos no País e prometem reverter a imagem dos produtos oriundos da China. Para iniciar as atividades em território nacional, a Foton Automark do Brasil escolheu o setor de transporte e prepara o lançamento oficial de três caminhões para outubro deste ano.

No segundo semestre deste ano a empresa vai trazer modelos de 3,5 a 9 toneladas para o mercado brasileiro, porque acredita haver uma boa fatia de mercado a ser explorada

Os modelos atendem os segmentos de 3,5 à 9 toneladas de PBT nas categorias semileve e leve, todos equipados com motores Cummins (2.8L e 3.8L) e caixas ZF 400 com overdrive. Os veículos foram escolhidos como a porta de entrada para o mercado brasileiro sob a alegação de que existe uma boa fatia a ser explorada, como explica Marcio Vita, um dos diretores executivos da marca no Brasil: “As grandes montadoras não investem nessas categorias de caminhões, temos mercado e um ótimo produto”, diz.

A linha inicial é formada pelo Automark 311 de 3,5 toneladas de PBT, único no Brasil com o sistema de tratamento de emissões EGR de conformidade com as normas do P6, e pelos leves Automark 614 (6 toneladas de PBT) e Automark 917 (9 toneladas de PBT), estes com o sistema SCR (Slective Catalytic Reduction). Os modelos possuem chassi desenvolvido pela Lótus, controle automático de rotação, freios a disco e tambor; e garantia de três anos para o trem de força.

Modelos pesados que saem da linha de produção na China ainda não tem previsão para começarem a chegar ao mercado brasileiro

A proposta da montadora no Brasil é garantir um pós-venda de qualidade e para isso promete apresentar preços fechados de manutenção para pacotes de serviços, atendimento especializado nas oficinas da rede e limite de prazo para entrega dos caminhões. A Foton diz já possuir grande estoque de peças para dar suporte aos futuros clientes. “O foco inicial são as frotas, oferecendo também a solução de combustível, por meio da parceria com a Disbradiesel”, afirma Ricardo Mendonça, diretor executivo da Foton Automark do Brasil.

Para este ano, a Foton importará 400 caminhões da China, mas espera alcançar o volume de cinco mil unidades vendidas no primeiro ano de atuação. Até o lançamento oficial dos produtos, marcado para outubro, a expectativa é de inaugurar duas concessionárias, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Se tudo correr bem, a construção de uma fábrica está prevista para 2015.