A geometria veicular consiste numa enorme série de especificações que fazem o veículo trafegar em “linha reta”, com segurança, economia e conforto. Os principais e mais comuns são Convergência/Divergência das Rodas; Ângulo de Cáster; Ângulo de Câmber; Divergência em Curvas; Paralelismo dos eixos; Perpendicularidade dos eixos em relação ao chassi; Medida das diagonais entre rodas e Ângulo incluído.

Qualquer um desses itens que esteja fora da especificação, ou da normalidade (existem itens que não têm especificação ou tolerância), comprometerá algo relacionado à segurança, conforto ou economia. Além disso, geralmente acaba afetando algum outro que compromete toda a geometria do veículo.  Podemos citar como exemplo a distância entre eixos que fatalmente comprometerá as medidas diagonais entre rodas e o paralelismo e a perpendicularidade dos eixos.

Outro item pouco levado em conta é a divergência em curvas, a qual provoca arraste dos pneus quando o veículo está descrevendo uma curva. Esse arraste causa aumento no consumo de combustível, bem como um desgaste irregular da banda de rodagem dos pneus dianteiros. Quando esse desgaste é verificado, a causa é de difícil diagnóstico, pois ocorre somente quando o veículo faz curva. No entanto, bons equipamentos de alinhamento atuais conseguem fazer esse diagnóstico com precisão e facilidade, desde que o operador (alinhador) saiba operar o aparelho corretamente.

Quanto mais eixos o veículo tiver em operação, mais trabalhosa é a operação de alinhamento, pois cada eixo tem de ser verificado individualmente em relação ao chassi e em relação aos outros eixos. Quanto mais sofisticado é o veículo, mais sofisticado deve ser  o equipamento que irá fazer o diagnóstico e mais conhecimento deve ter o profissional que irá operá-lo.

Sempre é bom lembrar que para um veículo ser considerado alinhado, todos os seus eixos precisam  ser minuciosamente verificados para a identificação de possíveis desalinhamentos que terão influência no desgaste dos pneus, no consumo de combustível, na estabilidade, estresse e segurança do motorista. Recomendo ficar sempre atento ao serviço que está sendo feito quando levar seu caminhão para alinhar.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]