Considerado um aliado do transportador, o pacote de Serviços Conectados contribui para otimizar a manutenção e diminuir o tempo de parada do caminhão

Manutenção Inteligente, Gestão de Combustível e garantia para peças, entre outros serviços e tecnologias, são soluções apresentadas pela Volvo como aliadas na redução de custos e aumento da produtividade dos transportadores

Por João Geraldo

Certa de que o transportador quer mais que simplesmente um bom produto – e que a Fenatran deste ano representou o marco da retomada do mercado brasileiro de caminhões ‑ a Volvo destacou sua participação na mais importante feira de transporte da América Latina apresentando ao setor de transportes soluções para se obter aumento da produtividade combinando serviços e dispositivos de conectividade aos caminhões da marca.

A empresa deu ênfase aos seus pacotes de tecnologia, e destacou os itens de segurança para a linha F,  os quais possibilitam ao transportador customizar os serviços e produtos conforme as necessidades de segurança da sua frota, com diferentes configurações. Alcides Cavalcanti, profissional da Volvo responsável pela venda de caminhões, frisou que a companhia apresentou o que há de mais avançado para aumentar a rentabilidade do transportador, segurança e conforto do motorista.

Alcides Cavalcanti, responsável pela venda de caminhões Volvo, disse que a empresa apresentou o que há de mais moderno para aumentar a segurança, conforto e rentabilidade do transportador

Um dos itens destacados é a Manutenção Inteligente, que se traduz numa central de monitoramento conectado, planejamento e agendamento de manutenções preventivas para caminhões que tenham planos de manutenção da marca. Outro é a Gestão de Combustível, uma consultoria remota para reduzir o consumo de diesel e, por consequência, os gastos com combustível.

A responsável pela área de desenvolvimento de serviços conectados do Grupo Volvo na América Latina, Deise Kindinger, lembrou que os dois itens são recente opções do Dynafleet (sistema de gerenciamento de frotas da Volvo), cujo objetivo é otimizar as manutenções e reduzir o tempo de parada dos caminhões para melhorar a produtividade do negócio. Lembrou que os veículos da marca são equipados com módulo eletrônico que transmite dados para uma central da fábrica, permitindo que a situação do caminhão seja verificada remotamente, indicando previsão de parada e serviços a serem feitos.

Outro produto destacado pela empresa é a garantia de dois anos para peças. Essa ação válida para os transportadores que compram o componente e autorizam o serviço na concessionária. O gerente de pós-venda da Volvo, Carlos Banzzatto, acrescenta que esse benefício é válido também os para itens instalados nas manutenções de veículos de clientes que possuem qualquer um dos programas de manutenção disponibilizados pela Volvo (Ouro, Prata, Azul ou Verde). “É mais uma prova da confiança que a Voltotem na qualidade de suas peças”, concluiu.

Também foi apresentado como novidade aos transportadores o Assistente de Direção para operações para transbordo de cana-de-açúcar. O diretor comercial de caminhões da Volvo, Bernardo Fedalto, explica que o Assistente indica num monitor instalado no painel do caminhão o caminho exato pelo qual o motorista deve seguir durante a colheita.

Série especial em comemoração aos 90 anos da Volvo Trucks faz alusão à bandeira da Suécia e reúne todas as tecnologias disponibilizadas pela marca

Roberson Oliveira, gerente de pesquisa avançada do Grupo Volvo América Latina, diz que o equipamento indica com precisão onde está a linha da plantação, seja dia ou noite, ou com a visibilidade prejudicada. ”Olhando a barra de desvio na tela do monitor e uma imagem do veículo, o motorista dirige o caminhão fazendo as correções sem precisar ver o solo onde estão as soqueiras”, acrescentou. Ainda de acordo com ele, a precisão pode chegar a 2,5cm, eficiência que não seria obtida pelo motorista sem o dispositivo.

Celebração de 90 anos‑­­ Como início das comemorações dos 90 anos de atividades da Volvo Trucks, a empresa lançou uma série especial  do FH limitada a 40 unidades. Batizada de Performance Edition, a série é formada por  modelos 6X2 e 6X4 carregados com tecnologias da empresa.

Todas as unidades utilizam cabine globetrotter com adesivos laterais mostrando faixas em alusão à bandeira da Suécia. “É um FH personalizado, com muita tecnologia e visual ainda mais moderno”, comentou Álvaro Menoncin, gerente de engenharia da companhia.  Os modelos têm com suspensão pneumática, carenagens laterais, spoiler dianteiro e degraus na cor da cabine e rodas de alumínio polidas, entre outros itens.

O interior da cabine reúne todos os itens dos modernos extrapesados, com o detalhe de que o banco do motorista conta com aquecimento e ventilação. Volante e os puxadores são revestidos em couro, tapetes personalizados etc. Sensores de chuva e crepuscular, luzes de freio de emergência, refrigerado sob a cama, e uma completa plataforma multimídia também estão presentes nos modelos da série.  “Estamos oferecendo esta série limitada principalmente para os clientes com grande identificação com a marca e que cresceram junto com a Volvo”, concluiu Alcides Cavalcanti.