Pneu single nas rodas dianteiras e um pacote de itens formado por motor, caixa de câmbio, diferencial e eixo da frente emprestados do Mercedes-Benz 1938 são apenas alguns dos ingredientes inseridos ao FNM 1965 restaurado na oficina da F-Truck, a mesma que prepara os vários caminhões de corrida da categoria.

A restauração, que demorou dois anos, foi idealizada pelo próprio
Aurélio Batista Félix, que nem chegou a ver o resultado completo do trabalho, pois veio a falecer três dias após a corrida de Guaporé/RS. A primeira viagem do caminhão totalmente restaurado foi no início de abril em direção ao autódromo de Goiânia. Toda a parte externa e interna da cabine é original.

Luiz Antônio Marques Teixeira, da organização da F-Truck e que trabalha na categoria desde o seu início, lembra que Aurélio tinha um carinho especial pela marca FNM, estes foram seus primeiros caminhões quando ele ingressou profissionalmente no mundo do transporte rodoviário de cargas. Por isso, ele decidiu restaurar um modelo da marca ao seu modo, mantendo – ao máximo – originalidade das peças internas e externas da cabine, como volante, alavanca de troca de marchas e outros itens. Já os pneus são radiais da marca Bridgestone Firestone, inclusive os dianteiros.

Ele diz que a idéia do Aurélio de colocar pneus extra-largos na frente era para o caminhão com “cara de guerreiro”, conforme definiu. Também não foi por acaso que o veículo ganhou um semi-reboque próprio, com as mesmas cores, e com a inscrição “aqui começou o transporte”, na parte traseira.

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A meta era restaurar outros modelos e por conta disso existem ainda na oficina outros dois FNMs e mais um GMC 1953 para serem reformados. Enquanto os demais caminhões não ficam prontos para engrossar a frota da F-Truck, o FNM 1965 reina absoluto nos autódromos e lugares por onde passa. “Todo mundo pára na estrada para ver de perto este caminhão e fazer pergunta. Também, ficou um serviço muito bem feito”, conclui Luiz Antônio, acrescentando que quando chegou em Caruaru/PE teve gente que até bateu palma para o FNM.