Setembro é o mês da pátria. Quando a população comemora em 7 de setembro a sua independência. O mês também celebra uma das profissões mais importantes da economia brasileira: o Dia Nacional do Caminhoneiro. Uma data conquistada pela categoria após anos e anos de luta em busca de reconhecimento e melhores condições de trabalho aos profissionais que per­cor­rem todos os cantos do País levando desenvolvimento para as mais diversas regiões.

Ser carreteiro é ser um herói. Um profissional que enfrenta com coragem os desafios da profissão, em longas jornadas a cada frete e superando as condições das estradas e gargalos em regiões portuárias. Um herói também ao adotar uma postura de auxílio nas estradas apenas pelo bem-estar ou segurança de terceiros, sem buscar nada em troca.

O trabalho do Programa Na Mão Certa é um bom exemplo dessa postura humana do profissional. Um aliado fundamental no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Um vigilante pronto para agir em casos de suspeita ou confirmação desta grave violação de direitos humanos.

Se por um lado o carreteiro é um agente que busca Justiça nas estradas, não podemos deixar de lembrar o aumento da violência contra a categoria. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, os assaltos a caminhões triplicaram de 2000 a 2016. Em outros Estados do País, a situação não é diferente.

O carreteiro é uma figura central na economia e na sociedade brasileira. Cada vez mais se faz necessário lutar pela valorização da categoria. É preciso que nossa independência seja efetiva em deveres e direitos. Seja por melhores condições de trabalho, seja por mais segurança. Os governantes e as empresas são peças fundamentais para que essa engrenagem funcione no caminho do reconhecimento adequado da profissão.

Os desafios são muitos. É preciso avançar em várias frentes para melhorar a vida do carreteiro. Mas, independentemente dos percalços, é necessário que se faça um reconhecimento sincero e público nesse Dia Nacional do Caminhoneiro: só temos a agradecer vocês por serem esse parceiro tão generoso nessa longa jornada de criar um mundo melhor para nossas crianças. Parabéns pelo seu dia, você merece!

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil: www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa: www.namaocerta.org.br