Por João Geraldo

Clima de festa, com muito sol, calor e churrasco, além de torcidas organizadas de carreteiros, marcaram o início da segunda fase da competição O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, evento promovido pela Scania, cujo objetivo é envolver cada vez mais o carreteiro com a segurança nas rodovias. Na primeira fase da competição, que contou com mais de 21 mil inscritos, os motoristas tiveram de ler sobre leis de trânsito e segurança para responder às questões propostas.

Os melhores classificados formaram o grupo de cerca de 500 semifinalistas, do qual os primeiros 30 motoristas estiveram no pátio do Posto do G-10, número 4.652 da Rodovia PR 317, em Maringá/PR, dia 09 de fevereiro, para enfrentar – diante de mais de mil pessoas, entre motoristas, seus familiares, amigos e profissionais do setor de transporte – o desafio de ser o melhor nas provas de percurso, teórica e de habilidade, sempre acompanhados de perto pelos Master Drivers, motoristas de treinamento da Scania.

A prova de percurso foi desenvolvida na rodovia, com o motorista ao volante de uma composição bitrem carregada no peso de balança tracionada por cavalo-mecânico Scania R 470 6X4. Neste quesito os Master Drivers avaliaram o comportamento do motorista, modo de dirigir, trocas de marchas e direção econômica. Esta foi a prova com maior pontuação, 9000 pontos.

A atividade seguinte era o check-list, na qual o motorista tinha de vistoriar o caminhão – rotina comum antes de pegar a estrada – e dizer, um a um, ao Master Driver qual item ele estava vistoriando. Isso no tempo de oito minutos. Na prova de prática, feita ao volante de uma carreta sider de três eixos puxada por um cavalo-mecânico Scania R 420 equipado com Opticruise (caixa de marchas automatizada) e carreta sider de três eixos, o candidato tinha de passar com as rodas do lado direito sobre uma rampa e depois, em marcha à ré, com os pneus do lado esquerdo e na seqüência, ainda em marcha à ré, entrar e sair de uma área montada em forma de “T”. Esta prova foi considerada a mais difícil pelos motoristas, que em seguida tinham de passar por um portal onde ele, antecipadamente, já tinha definido a altura de uma barra sobre a qual deveria passar com a carreta sem que o teto da cabine ou do baú batessem. Dois barris – um de cada lado – também posicionados pelo motorista na saída do portal faziam parte da prova. E para finalizar, o carreteiro deveria parar o caminhão o mais próximo possível de uma marca no piso, tudo em nove minutos.

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O grande vencedor da etapa foi Edvaldo Pontes de Mendonça, que se tornou um dos 12 finalistas ao título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, o qual será definido no último fim de semana de maio, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. “Na minha opinião fui bem no percurso, mas tive problemas na manobra para entrar e sair com a carreta dentro do “T” e não tinha expectativa de ser o primeiro colocado, porque achei bom o nível dos motoristas que participaram desta etapa”, disse Edivaldo ao ser declarado o primeiro finalista classificado. Seus colegas Arvino Roberto Hermes e Jorge Wilton Pinto, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, embora não continuem na competição demostraram muita satisfação com seu desempenho obtido e também comemoraram sob aplausos dos amigos e familiares que formavam a torcida.

No grupo de inscritos tem motoristas que participaram da competição em 2005. Caso de Mauro Augusto Chianfa, de Arapongas/PR, quem, cuja opnião, a Scania deveria puxar mais na parte teórica com maior ênfase ao tema segurança no trânsito. Apesar de morar na região de Maringá, Mauro disse na ocasião que faria as provas na etapa de Itumbiara/GO.

Outros como Ivaldiney Batista, de Mandaguaçu/PR, considerou a prova da prancha como sendo a de maior grau de dificuldade para ele. “Preferia ter feito ao volante de um bitrem, acho mais fácil”, disse. Outro detalhe citado por ele, que trabalha com um caminhão de caixa de marchas manual, é a falta de hábito de trabalhar com o Opticruise, embora seja muito mais fácil de se trabalhar.

O Master Driver da Scania, Valter Douglas Litto, acrescentou que os candidatos tiveram maior dificuldade nas provas da Prancha e do “T”, e explicou que todas elas tratam-se de manobras que privilegiam a condução do veículo, seja um bitrem ou carreta de três eixos.

O evento tem patrocínio da Pirelli, ABN-AMRO Aymoré Financiamentos, Repsol YPF, Consórcio Scania Brasil e Lubrificantes Scania e conta com apoio do Ministério das Cidades, Polícia Rodoviária Federal, Denatran, CNT, Sest/Senat, NTC&Logística, Fabet e Pamcary.

DATAS E LOCAIS DAS ETAPAS
ETAPA DATA CIDADE/ESTADO
09/02/2008 Maringá/Paraná (realizada)
01/03/2008 Rondonópolis/MT
08/03/2008 Itumbiara/GO
15/03/2008 Ribeirão Preto
29/03/2008 Caxias do Sul/RS
05/04/2008 Concórdia/SC
12/04/2008 São José dos Pinhais/PR
19/04/2008 S.B. do Campo/SP
26/04/2008 Vitória da Conquista/BA
10º 03/05/2008 Contagem/MG
11º 10/05/2008 Sumaré/SP
12º 17/05/2008 Guarulhos/SP
MAIS DE 21 MIL MOTORISTA INSCRITOS

O Melhor Motorista de Caminhão é a versão brasileira de um projeto da Scania da Suécia realizado pela primeira vez em 2003, que reuniu motoristas de oito países da Europa. Lá, o objetivo maior da competição é despertar o interesse aos jovens em relação à profissão de motorista de caminhão, uma vez que, assim como no continente norte-americano, o setor de transporte começa a sentir uma iminente falta de motoristas de caminhão no mercado. Aqui no Brasil, a meta é tornar o carreteiro um profissional mais consciente do seu papel em relação à segurança nas estradas e direção econômica e segura.
A competição foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2005 e contou com 11.585 inscritos. Este ano, o número saltou para 21.107 inscritos, chegando a superar até mesmo a edição européia de 2007, que reuniu 17.144 motoristas, de 27 países do continente. “Nossa expectativa inicial era de superar em 50% o número de inscritos na edição passada, devido ao grande sucesso dessa ação, mas ultrapassar os 20 mil inscritos foi uma prova de que os motoristas de caminhão abraçaram a questão da segurança”, disse Emanuel Queiróz, diretor de marketing da Scania.

As inscrições para a segunda edição aconteceram no período de 04 de setembro a 31 de dezembro de 2007, nas 94 concessionárias Scania, rede de Truck Centers Pirelli, sedes do Sest/Senat e nas escolas para formação de motoristas apoiadas pela montadora, além de outros pontos de concentração de motoristas de caminhão, como o porto de Santos, em São Paulo.