Todo veículo sai de fábrica com uma especificação chamada Inclinação do Pino Mestre ou em inglês King Pin Inclination (KPI) ou Steering Axle Inclination (SAI). Essa especificação muda de veículo para veículo, porém, não permite regulagem, pois é fixa e determinada pela inclinação do pino mestre para dentro do veículo. Muitos confundem o KPI com Ângulo de Camber ou Cambagem e há também certa confusão com o Cáster.

Para facilitar e simplificar as diferenças segue abaixo uma breve explicação de cada um desses itens:

CÁSTER – Inclinação do Pino Mestre para frente ou para trás do veículo olhando o mesmo lateralmente. Serve para dar sentido direcional ao veículo.

CAMBAGEM – Inclinação do conjunto pneu/roda determinado pela inclinação da ponta de eixo/manga de eixo, fazendo todo o conjunto se inclinar. Sua função é compensar a flexão do eixo, mantendo o conjunto pneu/roda sempre na vertical para evitar o desgaste excessivo do pneu nos ombros.

INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE – O principal efeito da Inclinação do Pino Mestre é o retorno da direção do veículo para marcha à frente sempre que se completa uma curva, além da redução do esforço em manobras. Esse efeito, com certeza todos os motoristas já tiveram a oportunidade de experimentar.

A dificuldade de entendimento se dá devido a essas três especificações estarem praticamente juntas na extremidade do eixo do veículo.

A Inclinação do Pino Mestre é alterada quando existe um empenamento do eixo do veículo. Isso pode ser provocado por impactos, principalmente se o eixo estiver com sobrecarga. Nesse caso, o Ângulo de Camber também será afetado, pois, normalmente, quando um é afetado o outro também é.

A soma do Ângulo de Camber (Cambagem) mais a Inclinação do Pino Mestre (KPI) são conhecidos como Ângulo Incluído.

Bom trabalho e até o mês que vem.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão).

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