Por Daniela Giopato

O retrato da malha rodoviária brasileira está cada vez mais desanimador para os profissionais que atuam no transporte rodoviário de cargas. As reclamações quase sempre estão relacionadas à má condição de tráfego e infraestrutura inadequada para atender, de maneira satisfatória, os milhares de caminhões que trafegam pelas rodovias. Além de tornar as viagens mais lentas, perigosas e estressantes para os motoristas de caminhão, o péssimo estado de conservação e falta de mais vias aumentam os custos logísticos das empresas.

Pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, por meio de seu Núcleo CCR de Infraestrutura e Logística, com 126 empresas de vários setores, que juntas representam 20% do PIB nacional, mostrou que o transporte de longa distância é o que mais pesa no custo logístico do País, participando, em média, com 38% do total do gasto. Em relação aos fatores, 54,5% das empresas declararam que as estradas em más condições representam a maior causa deste aumento.

Em um País onde cerca de 60% de tudo o que é produzido segue de caminhão, esta situação chega a ser inadmissível. Atualmente, a malha rodoviária do Brasil é formada por 1,6 milhão de quilômetros de estradas e desse total apenas 200
mil quilômetros são pavimentados.

De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain, o Brasil está muito aquém das principais economias do globo. Os Estados Unidos, por exemplo, país com características territoriais semelhantes, são cortados por 4,37 milhões de km de rodovias pavimentadas, malha 20 vezes maior do que a brasileira. Já a Índia, mesmo tendo um terço do território brasileiro, possui malha pavimentada sete vezes maior do que a do Brasil.

Outro agravante no País é o fato de algumas dessas vias pavimentadas sequer terem obtido boa classificação, de acordo com a última pesquisa realizada pela CNT. O estudo revelou que dos 95.707 quilômetros de estradas verificadas, 28.327 km foram consideradas em estado regular, 16.751 km como ruim e 8.148 péssimo, ou seja, mais de 60% das rodovias não atendem de maneira satisfatória os usuários.