Por João Geraldo

Novas versões dos modelos Tector , Trakker e Stralis estão entre as novidades apresentadas pela Iveco nesta edição da Fenatran. A empresa, que concorre no mercado brasileiro com veículos comerciais em todas as faixas de mercado a partir de 3,5 toneladas de PBT, também destaca a atenção com o meio ambiente, à qual faz alusão no nome da sua linha de produtos, a Ecoline. A família dos pesados Stralis também tem novidades mecânicas e de acabamento interno da cabine, está representada também pelo Stralis Hi-Way, o caminhão top de linha da marca e também mais recente lançamento da Iveco para o segmento de extrapesados no mercado brasileiro.

Da lista de produtos apresentados ao público em primeira mão, constam três novas opções de motorização e três de caixa de transmissão para o semipesado Tector. A versão para 15 toneladas de PBT é equipada com o motor FPT NEF 4, de quatro cilindros e 206cv de potência e câmbio Eaton de seis velocidades com dupla relação. Já o Tector Attack (com terceiro eixo) é tracionado pelo motor NEF 6, seis cilindros, 280 e 300cv de potência. O modelo 6X2 sai de fábrica com caixa de transmissão ZF de nove velocidades, já a versão mais potente e 6X4 utiliza transmissão Eaton com 10 velocidades. A cabine da linha traz novos acabamentos no interior da cabine.

7202t
Tector diversifica opções de motorização e de caixa de câmbio e fica mais competitivo para concorrer no segmento caminhões semipesados

Outra novidade da Iveco é a oferta de mais uma versão do Trakker, esta equipada com o novo motor Cursor de nove litros e 360cv, um veículo para 33 toneladas de PBT. Com o lançamento, o leque de modelos da família de pesados da marca, indicada para mineração, cana-de-açúcar, construção e madeireiras, sobe para três opções. Até então, os clientes da marca contavam as motorizações FPT de 440 e 480cv de potência.

A Iveco tem novidade também na linha de extrapesados estradeiros, formada pelos cavalos-mecânicos Stralis. Equipada motores de 13 litros, na potências de 411, 440, 480 e 560cv, além das versões com potências de 330 e 360cv, com motor FPT de nove litros, a montadora da marca italiana apresenta como destaque caixa de câmbio automatizada como item de série nas versões equipadas com o motor de nove litros. Todas as versões da família Stralis trazem modificações no interior da cabine.

7191t

7197t
Stralis Hi-Way, o modelo topo de linha Iveco, já é produzido no Brasil e reforça presença da marca no segmento de cavalos mecânicos extrapesados

Porém, o grande destaque é o Stralis Hi-Way, mais recente lançamento da Iveco para o mercado de caminhões extrapesados. Trata-se de um caminhão Premium, carregado de tecnologia e forte apelo de oferecer conforto e segurança para o motorista, que chega com força para concorrer no topo do segmento formado por cavalos mecânicos com potências acima de 420. Para isso o veículo oferece cabine espaçosa e vários itens de conforto cuja função é fazer o condutor sentir-se como se a cabine fosse, de fato, sua segunda casa. A Iveco investiu 100 milhões de reais para produzir e lançar a versão mais luxuosa da marca no País, a qual foi eleita Caminhão do Ano de 2013 na Europa.

O grande destaque do Hi-Way está na sua cabine disponível em duas versões, ambas com 2,5 metros de largura por 2,25 de comprimento – teto alto e teto médio – e leito. O piso é semiplano e na versão de teto alto é possível a uma pessoa com até 1,90m de altura ficar em pé sem encostar a cabeça no teto. Os materiais de acabamento interno são semelhantes aos aplicados em automóveis de luxo, tudo para garantir maior conforto ao motorista e lhe dar a sensação de estar de fato em sua segunda casa. Tanto o seu banco quanto o do passageiro contam com descansa braços. Ambos têm regulagem pneumática com memória de altura, profundidade e inclinação. Com revestimento em couro de série, os bancos oferecem ainda ajuste lombar e cinto de segurança integrado.

7182t
Família Trakker também ganha reforço com a nova versão para 33 toneladas de PBT tracionada pelo motor Cursor de nove litros e 360cv

Outros itens do veículo a cortina frontal elétrica, além da lateral e blackout, ambas para deixar o interior da cabine mais agradável. A cama mede 2metros por 0,80cm e sendo que o colchão conta com tecnologia que não deforma, é lavável e antimofo. O beliche – item opcional – conta com dois amortecedores que ajudam no manuseio, além da escada em alumínio que pode ser totalmente embutida na parede da cabine. Segundo a Iveco, o climatizador é de baixo consumo e baixo ruído e consegue manter o ar umedecido e refrigerado, mesmo com o motor desligado.

O computador de bordo fornece várias informações sobre a condução do veículo, com destaque a visualização dos níveis de pressão dos circuitos de freio, consumo médio de combustível, indicador do nível de Arla32 e tempo de funcionamento do motor, entre outras. Outro item do veículo apontado pela Iveco como importante é o econômetro, o qual opera integrado ao computador de bordo e auxilia no gerenciamento da frota. Este equipamento aponta parâmetros precisos de uma direção mais eficiente e indica o consumo instantâneo nível de pressão do turbo. Além disso, o veículo conta com limitador de velocidade máxima programada.

O Hi-Way brasileiro está sendo feito na fábrica de Sete Lagoas/MG nas versões de 440, 480 e 560cv, nas configurações de eixo 4X2, 6X2 e 6X4, além das opções de entre-eixos de 3.500, 3.200 e 3.000mm e caixa de câmbio Eurotronic de 16 velocidades de série. “A aceitação do veículo na Europa, tanto pela Imprensa especializada quanto pelos nossos clientes, é a maior garantia da qualidade do produto que apresentamos agora, já testado e plenamente adaptado à condições do mercado brasileiro”, reforçou Marco Mazzu, o presidente da Fiat Industrial Latin America. Na Europa, o Hi-Way é produzido na fábrica na Espanha. Aqui no Brasil outro destaque do Hi-Way é o prazo de garantia estendida de quatro anos, sendo um para o veículo completo e mais três para o trem de força.