Por João Geraldo

Conhecida como a competição fora de estrada mais difícil do mundo, o Rally Dakar 2016 teve como vencedor entre os pesados um Iveco PowerStar comandado pelo holandês Gerard De Rooy. O caminhão da equipe Petronas, marca do lubrificante e dos fluidos funcionais do veículo, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada após 14 dias de competição.

O chefe de operações do Grupo Petronas, Eric Holthusen, destacou que a vitória conquistada pela equipe De Rooy é um grande sucesso para a Iveco e também para a Petronas, pois mostra que os esforços para o desenvolvimento de produtos em conjunto estão no caminho certo. Este é o quinto ano da parceria Petronas-Iveco-De Rooy. “O Rally Dakar é uma corrida que testa não apenas as habilidades de direção dos pilotos, mas também a confiabilidade dos caminhões em condições extremas. Nós estamos orgulhosos de sermos parceiros técnicos da Iveco e do De Rooy”, disse Holthusen.

O piloto da equipe vencedora declarou que além da Petronas ser o patrocinador principal da equipe, é também um parceiro técnico muito valioso. “As formulações, conhecimento técnico e recomendações da Petronas têm nos ajudado a melhorar a performance dos nossos caminhões, especialmente em algumas condições muito críticas”, declarou Gerard De Rooy. Para Holthusen, a parceria com a Iveco mais a confiabilidade do lubrificante Petronas Urania são a fórmula para ganhar, seja no desafio do Dakar ou durante as operações de transporte do dia a dia.

O Rally Dakar deste ano começou dia 03 de janeiro em Buenos Aires (Argentina), percorreu o território Boliviano e terminou dia 16 em Rosário, na Argentina, num percurso de 9.583 quilômetros. Entre carros, motocicletas e outros tipos de veículos, o Rally contou com a participação de 55 caminhões. Além do campeão, outros três competidores que correram com Iveco estiveram entre os 10 primeiros colocados.

Esta foi a 38ª do Dakar, a 8ª disputada na América do Sul e marcou a segunda vitória da equipe de De Rooy, que já havia conquistado o primeiro lugar na edição de 2012 também com um caminhão Iveco. A equipe, formada também pelo navegador Moises Torrallardona e o mecânico Darek Rodewald venceu três das 12 etapas e terminou a competição com a vantagem de 1 hora, 15 minutos e 27 segundos à frente do caminhão Kamaz do russo Airat Mardeev, que ficou com o segundo lugar na edição do Dakar 2016.

RESULTADO FINAL DA EDIÇÃO 2016 DO RALLY DAKAR

Caminhão Equipe País Componentes
1º Iveco Petronas Team Iveco Holanda Gerard De Rooy/Darek Rodewald/Moises Torrallardona
2º Kamaz Kamaz Master Rússia Airat Mardeev/Aydar Belyaev/Dimitry Svistunov
3º Iveco La Gloriosa Team de Rooy Argentina Federico Villagra/Jorge PerezCompanc/Hans Stacey
4º MAN Eurol/Veka MAN Holanda Serge Bruyenkens/Jan Van Der Vaet/Ton Van Genugten
5º Iveco De Rooy Nova Zelândia Anton Van Limpt/Peter Van Eerd
6º Renault Mammoet Holanda Pascal De Baar/Martibn Roesink/Wouter De Graaff
7º Kamaz Kamaz Master Rússia Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Ribakov
8º Tatra Tatra Buggyra Tchosváquia Jaroslav Valtr/Josef Kalina/Jiri Stross
9º MAN Eurol/Veka MAN Holanda Pieter Versluis/Marcel Pronk/Klein Arthur
10º Iveco Petronas Team Iveco Espanha Pep Vila Roca/Xavi Colomé Roqueta/Marc Sala Torres