Por João Geraldo

Lançado em agosto de 2007, o cavalo-mecânico 25.370 6X2 tem obtido destaque nas estradas brasileiras por ser o modelo da marca Volkswagen com maior capacidade de carga, e também por oferecer como um de seus maiores atrativos a cabine ampla, moderna e confortável. Equipado com motor de 367cv de potência a 2.000 rpm, disputa com modelos mais potentes a preferência dos transportadores para tracionar carretas de três eixos espaçados, sua principal aplicação, embora seja utilizado também para arrastar bitrem totalizando 57 toneladas de PBTC.

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Desde o lançamento, em agosto de 2007, foram entregues mais de 2.300 unidades, das quais cerca de 100 com o sistema de freio ABS, o qual passou a ser disponível para o modelo em outubro de 2008.O sistema eletrônico que evita o travamento das rodas – mesmo em freadas bruscas de emergência – gerencia o freio e garante maior segurança na condução do veículo, principalmente em situações de pista molhada com qualquer grau de aderência – e possibilita ao motorista controlar o veículo. Porém, como é comum ainda no Brasil, trata-se de um item opcional que tem custo adicional de R$ 6.300,00 ao preço do VW 25.370.

A cabine é espaçosa e confortável e conta com uma boa cama;o painel de instrumentos é simples, descomplicado e reúne todas as funções e informações que o motorista precisa, enquanto a parte superior frontal oferece espaços para guardar documentos e outros itens
A cabine é espaçosa e confortável e conta com uma boa cama;o painel de instrumentos é simples, descomplicado e reúne todas as funções e informações que o motorista precisa, enquanto a parte superior frontal oferece espaços para guardar documentos e outros itens

Equipe da Revista O Carreteiro rodou com uma unidade cedida pela Volkswagen atrelada a um semirreboque bitrem lastreado no peso de balança – 57 toneladas de PBTC – sob diversas condições de clima e em todo momento o conjunto transmitiu segurança e conforto, enquanto deslanchava na estrada. O motor não apresenta um bloco de 12 litros, como a maioria dos cavalos-mecânicos que atendem a faixa de carga acima de 50 toneladas, mas sobressai-se bem, principalmente pela desenvoltura da caixa de transmissão ZF 16S 1685TD, uma unidade sincronizada de 16 velocidades já conhecida no mercado, cujo escalonamento de marchas resultou numa excelente combinação com o motor NGD de 9.354 cm3, seis cilindros em linha, com quatro válvulas em cada um.

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Aliás, este motor é um engenho de alta tecnologia, equipado com turbo de geometria variável, um sistema que faz diferença no desempenho. Trata-se, em resumo, de uma turbina atrelada a um sistema de comando eletrônico que varia continuamente o ângulo de abertura de suas palhetas e a variação ocorre conforme o motor é exigido. Batizado pela engenharia da Volkswagen como MTS (Multi Turbo System), o sistema incorpora também a função de freio motor no escapamento. Isso ocorre através de um recirculador e resfriador que aproveita parte dos gases de exaustão, fazendo-a retornar à câmara de combustão para produzir a queima em temperaturas mais baixas e com menos emissões de poluentes. O freio motor gera 360cv de potência e se constitui em um sistema integrado eletronicamente à turbina e tem atuação no cabeçote do motor e opera em duas fases. Denominado Dual Power Brake (DPB), proporciona aumento na velocidade média em trechos rodoviários em declives, com menos trocas de marchas.

Outros destaques do VW Constellation 25.370 são o levantamento parcial, ou total, do terceiro eixo, e o sistema de bloqueio transversal do diferencial. No primeiro caso, a operação – realizada através de um botão no painel da cabine – dá mais tração ao veículo quando necessário, porque parte do peso da carga é transferida para o eixo de tração do cavalo-mecânico. No segundo, trata-se também de um item de série da versão 25.370 que proporciona maior tração ao veículo nos trechos de subida, sendo que seu acionamento também é realizado através do toque em um botão no painel.

Na parte de conforto, o modelo atende plenamente às expectativas do motorista e do ajudante, pois a cabine além de espaçosa, como já foi citado, é também muito silenciosa e transmite tranqüilidade aos ocupantes. Este resultado se deve em parte ao sistema de vedação dos ruídos externos e do motor, e também ao sistema de suspensão da cabine, que conta com amortecedores frontais e traseiros com regulagem, cuja função maior é evitar vibrações que incomodam os ocupantes do caminhão, principalmente em trechos de longas distâncias em que se passa várias horas na cabine.

Ainda na cabine, alta e com um colchão para motorista de qualquer porte físico, os ocupantes têm à disposição um espaço para guardar objetos, cuja tampa pode ser convertida em mesinha. O painel de instrumentos é simples e descomplicado com todas as funções e informações necessárias ao carreteiro, além de o volante de direção ter um bom diâmetro e oferecer regulagem de altura e profundidade. A parte superior frontal da cabine também oferece espaços para guardar documentos e outros itens. Para finalizar o teto conta com alçapão (de série) que também contribui para a ventilação do espaço, que se alia a outros itens de conforto como os vidros com levantamento elétrico e aparelho de ar condicionado. O preço de tabela do VW 25.370 com cabine leito é R$ 336.405,00.

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