Por João Geraldo
Fotos: Divulgação

Além de oferecer motores, a Cummins trabalha também como fornecedora de soluções tecnológicas que possam melhorar a operação dos transportadores rodoviários, principalmente no quesito economia de combustível. A empresa, que em 2015 vendeu mais de um milhão de motores, na faixa de 49 a 675hp, em todo o mundo e para todo o tipo de veículo, apresentou recentemente um pacote de tecnologias para reduzir o custo de operação dos transportadores.

A maneira que a empresa escolheu para apresentá-las a frotistas e usuários finais e ouvir técnicos e diferentes profissionais de empresas do segmento, se concretizou com o Innovation Week, realizado em Atibaia/SP, Interior Paulista. Além de apresentações, os convidados puderam conhecer na prática, em caminhões preparados pela empresa a aplicação das tecnologias.

A principal delas, o Adept™ (Advanced Dynamic Efficient Powertrain) é um conjunto de recursos eletrônicos cuja finalidade é adaptar as condições momentâneas de funcionamento do veículo à operação para torna-la mais eficiente. Toda a tecnologia disponibilizada pelo Adept™ já está sendo utilizada pelos caminhões que rodam nos Estados Unidos.

O Adept™ é um sistema instalado no motor que engloba diferentes funções, as quais monitoram em tempo real a performance da máquina e verificam, automaticamente, as condições de aceleração, de modo quase imperceptível ao motorista. A Smart Coast, por exemplo, na posição Cruise Control mantém a velocidade média do veículo mesmo com motor desacoplado da transmissão.

Rafael Torres, líder de engenharia de aplicação da Cummins para a América Latina, explica que caso a velocidade do veículo seja reduzida por algum tipo de obstáculo – uma subida, por exemplo, durante o trecho percorrido – o motor acopla automaticamente à transmissão para que volte à velocidade de referência. Simplificando, é uma “banguela”, que por ter sistema de controle eletrônica se torna segura. “O Smart Coast posterga a retomada da aceleração e, consequentemente, o menor tempo de injeção de combustível proporciona redução de consumo de até 3%”, adiciona Torres.

O sistema Adept™ conta também com o EPB (Economy Balance Performance), uma chave seletora no painel do caminhão que permite ao motorista mudar entre os diferentes ajustes de funções voltados à economia de combustível, conforme as condições da estrada e de operação. São elas o modo Econômico, recomendado para quando o caminhão estiver vazio ou com pouca carga, rodando em estradas sem inclinações. Já a Balanceada é indicada para situações de carga máxima no veículo e tráfego em rodovias com inclinação normal; enquanto a função Performance desabilita as demais quando existe peso e alta inclinação.

Os ajustes realizados no motor de acordo com a posição da chave seletora contam com tecnologias que gerenciam a taxa de aceleração do caminhão, que oferecem a melhor curva de torque quando o veículo opera em marchas mais altas; menor curva em situações opostas e também limitam a injeção de combustível. Testes realizados por técnicos da Cummins mostraram que a tecnologia EPB podem proporcionar economia de combustível de até 8%.

ind_img_3487Outra tecnologia da empresa é o PowerSpec, ferramenta desenvolvida pela empresa disponível para o mercado brasileiro. O sistema da fabricante permite a customização de motores Cummins produzidos a partir de 2012 (Euro 5) para operação de acordo com as necessidades do dia a dia. Os ajustes são feitos com base em informações coletadas sobre o percurso, número de paradas, peso do veículo e tempo em marcha lenta. O objetivo do software – que pode ser baixado no site da Cummins – é otimizar e adaptar o funcionamento dos motores da marca às suas diferentes aplicações.

Luis Pasquoto, o presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc, destacou a importância de inaugurar um evento que permite  que todos os sistemas da empresa sejam testados e aferidos na prática. “Estamos preparados para o futuro, o que nos dá ainda mais fôlego para evoluir”, acrescentou o executivo.

FILTROS MONITORADOS

D enominado Smart Filtration, sua função é monitorar as condições dos filtros do motor, acompanhar e receber informações sobre o período de troca. De acordo com a Cummins, o aplicativo calcula a pressão e estima a vazão para sincronizar a necessidade de substituição dos produtos, a qual pode ter o prazo estendido caso o ciclo de uso seja mais leve. Essa plataforma de monitoramento que permite ao transportador saber o momento da troca, já está num projeto piloto na Austrália e tem previsão de ser disponibilizado no Brasil a partir do segundo semestre de 2017.