Após oito anos de mercado, o Castrol Ultramax Viscus, lubrifi cante indicado para motores de caminhões com maior quilometragem, ganhou uma nova classificação, a 25W-60 API CF e teve sua fórmula “aperfeiçoada”, conforme diz o fabricante. O produto é um lubrifi cante desenvolvido para os propulsores diesel com mais de cinco anos de uso, uma característica da frota brasileira, na qual dois em cada três caminhões possuem mais de três anos de uso, dizem os técnicos da empresa.

O produto, de coloração esverdeada, faz parte de uma nova geração de lubrifi cantes, cuja fórmula inclui “Viscus”, uma tecnologia de aditivação que confere maior liga e aderência ao lubrifi cante. “Na prática, o resultado se traduz em maior efi ciência na redução de folgas, aumento de pressão do motor e redução no consumo de lubrifi cantes”, diz Paula Flórido, do departamento de marketing da Castrol.

Para ela, existem hoje centenas de fabricantes de lubrificantes, porém o carreteiro é um profi ssional que investe somente em produtos de qualidade, mesmo que tenha de pagar um pouco mais. “Os principais pontos valorizados pelo motorista no lubrificante são a viscosidade, rendimento, qualidade e a marca, porque para ele é como se o óleo fosse o sangue do caminhão”, diz. O novo produto, ainda de acordo com Flórido, proporciona 15% a mais de viscosidade nas altas temperaturas quando comparado a um óleo SAE 25W-50 e 30% a mais se comparado aos lubrificantes de classificação SAE 15W-40.

Antes de chegar ao mercado brasileiro, o Ultramax Viscus foi lançado no Peru, Colômbia e Venezuela, Austrália e Índia, países onde a frota em operação é formada por caminhões mais velhos. Outras características do produto se devem aos aditivos e antioxidantes em sua formulação, que retardam o envelhecimento do lubrifi cante e os aditivos, detergentes e dispersantes que mantêm o motor limpo até a próxima troca de óleo. (JG)