Por João Geraldo
Fotos Divulgação

Disposta a manter a posição de líder de emplacamentos no mercado brasileiro de caminhões, a MAN Latin America preparou uma série de novidades para os modelos da linha 2016, nas diferentes categorias em que concorre. Os novos produtos mantêm a estratégia da montadora de oferecer caminhões sob medida e por isso a empresa procurou deixar os veículos mais simples, embora passe a oferecer mais opções de motorização, de transmissão e maior diversificação de faixas de cargas, entre outras novidades.

Os modelos da marca Volkswagen, que formam as famílias Delivery (leves), Worker (médios) e Constellation (semipesados e pesados) serão disponibilizados na versão Trend, com veículos mais despojados, e AdvanTech, com produtos mais completos. De acordo com Roberto Cortês, CEO da MAN Latin America, os produtos da nova linha estão mais adequados ao momento econômico e às condições econômicas dos clientes e mostram a reação da empresa diante da crise.

Delivery 10.160 6X2 tem terceiro eixo de fábrica e PBT de 13, toneladas e atende legislação de Veículos Urbanos de Carga
Delivery 10.160 6X2 tem terceiro eixo de fábrica e PBT de 13, toneladas e atende legislação de Veículos Urbanos de Carga

Entre as novidades da nova linha leve o destaque é o Volkswagen Delivery 13.160 (com 3º eixo), modelo que utiliza caixa de transmissão ZF 6S 1000 TO de seis velocidades e chega para substituir o 10.160 Plus 6X2, o qual utiliza o mesmo motor Cummins de 160cv. O vice-presidente de vendas e marketing da MAN Latin America, Ricardo Alouche, acrescenta que o Delivery 13.160 pode ser aplicado no transporte de bebidas, plataformas de auto socorro, tanque de combustível e de gás e outras operações nas quais o veículos tem de circular nos centros urbanos com maior carga útil.

“O Delivery 10.160 é o caminhão leve com maior capacidade de carga no mercado brasileiro e atende a legislação dos veículos urbanos de carga (VUC)”, conclui. Outro lançamento da empresa é o chassi 9.160 ECE específico para o transporte de valores. Trata-se de uma nova opção da empresa, que já conta com o chassi 8.160 ECE também para aplicação como carro-forte. Outras versões da linha Delivery são a 5.150, 8.160, 9.160 e 10.160 Na linha Worker, a novidade é a versão 17.230 , apresentada como um caminhão que pode ser aplicado para entregas em áreas urbanas e trechos rodoviários de curtas e médias distâncias. O veículo encontra aplicação também em operação com caixas coletoras e compactadoras de 15m3 de resíduos sólidos e de 19m3 para coleta seletiva de lixo. O modelo oferece opção para tomada de força para compactação de carga em movimento.

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O motor que equipa o Worker 17.230 é o MAN D08, de quatro cilindros em linha com 225cv e tecnologia de emissões EGR, que não utiliza Arla32 para atender a legislação do Proconve P7. A transmissão é Eaton, manual, com opções para quatro ou seis velocidades e a versão de série tem entre eixos de 4.800mm. O modelo se junta a outros da família Worker com motorizações nas potências de 190, 260 e 280cv.

O maior número de novidades apresentadas pela MAN Latin America está nos produtos da linha Constellation, a qual conta com veículos para o segmento de caminhões médios, semipesados e pesados. Na linha media, o destaque é o Constellation Distributor, disponibilizado nas versões 17.230 4X2 e 23.230 6X2, para 17 e 23 toneladas de PBT, respectivamente. As principais diferenças em relação aos modelos Worker estão na cabine e no conforto, além de oferecer o banco 3+1 (motorista e três passageiros).

Série Prime, nas versões 24.280 e 25.420, na cor exclusiva Dourado Prime, e vários detalhes diferenciados, marca os 10 anos da linha Constellation
Série Prime, nas versões 24.280 e 25.420, na cor exclusiva Dourado Prime, e vários detalhes diferenciados, marca os 10 anos da linha Constellation

 

Nas linhas semipesada e pesada, uma das novidades é a transmissão automatizada ZF 12 AS 1420, de 12 velocidades para o Constellation 24.330. Já a versão 30.330 8X2 (cujo PBT é de 29 toneladas) passou a ter o segundo eixo direcional de fábrica e com garantia. Equipado com motor Cummins ISL de 330cv de potência, esse veículo é indicado para aplicações rodoviárias e também de distribuição operando, em ambos os casos, com implemento baú frigorífico e furgão, graneleiro, basculante, sider e tanque.

Também são novidades da linha Constellation os cavalos-mecânicos 19.360 e 25.360, desenvolvidos para tracionar semirreboques de eixos espaçados e PBTC de 45 e 53 toneladas, respectivamente. Ambas as versões disponibilizam caixas de transmissão ZF com 16 marchas, mecânica e automatizada, sendo que o 25.360 conta com sistema que auxilia o caminhão na partida em rampas.

Constellation 26.280 preparado para betoneira, com opção para caixa de câmbio automática ,é um dos lançamentos da MAN na linha de caminhões vocacionais
Constellation 26.280 preparado para betoneira, com opção para caixa de câmbio automática ,é um dos lançamentos da MAN na linha de caminhões vocacionais

 

O cavalo-mecânico 25.420 8X2 V-Tronic com segundo eixo direcional de fábrica também passa a fazer parte do portifólio de produtos da MAN Latin America. Trata-se de um veículo com motor Cummins ISL de 420cv e caixa de transmissão automatizada de série. É um veículo para aplicações rodoviárias com como carreta graneleira, basculante e tanque, com PBTC de 54,5 toneladas.

Outras versões da linha Constellation são o 17.260 4X2 e 24.260 6X2 Compactor, ambos para o segmento de coleta de lixo. Equipados com transmissão Eaton mecânica de seis velocidades e automática Allison S 3000. Alguns dos destaques dos veículos são manequim para auxilio de partida em rampa, espelhos retrovisores de duplo foco, espelho auxiliar de manobra, escapamento vertical, banco para três passageiros e tecla cega para acionamento dos equipamentos.

Os modelos Constellation 17.260 4X2 e 24.260 6X2 para coleta de lixo são equipados com transmissão mecânica e automática, respectivamente
Os modelos Constellation 17.260 4X2 e 24.260 6X2 para coleta de lixo são equipados com transmissão mecânica e automática, respectivamente

 

Já o Constellation 26.280 é o modelo apresentado pela montadora para operar com balão de betoneira. O veículo é equipado com motor MAN D08, com sistema EGR de controle de emissões e tem como novidade a opção pela caixa de transmissão automática Allison S3000.

O extrapesado com motor de 480cv de potência é mais recente lançamento da montadora para ampliar a oferta de caminhões da marca MAN
O extrapesado com motor de 480cv de potência é mais recente lançamento da montadora para ampliar a oferta de caminhões da marca MAN

 

A linha de caminhões Premium da empresa, formada pelos modelos MAN TGX, tem como novidade a opção para a a versão 28.440 8X2. Trata-se de um veículo para aplicações rodoviárias com diferentes tipos de implementos, para operar com PBTC de 48,5 e 54,5 toneladas de PBTC. O trem de força é formado pelo motor MAN D26, de 12,4 litros, com sistema SCR, e caixa de transmissão automatizada MAN TipMatic de 16 velocidades. Já o MAN 29.480, o mais recente produto da marca no mercado brasileiro, é indicado para composições de maior peso, como bitrem (57 toneladas de PBTC) e rodotrem (74 toneladas).

A volta do Titan Tractor

O retorno do Volkswagen Titan Tractor, o cavalo-mecânico de entrada da montadora, é um dos destaques da linha 2016. A nova versão 19.330 é equipada com a cabine do Constellation, motor Cummins de 330cv e transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD, com opção para a transmissão V-Tronic ZF 16AS 22 30 de 16 velocidades. O modelo será disponibilizado apenas na configuração de eixo 4X2 e terá como concorrentes os cavalos-mecânicos na sua faixa de potência.

Outros detalhes do veículo são dois tanques de combustível, com 275 litros cada um. Entre as aplicações indicadas pela empresa, as mais comuns são o transporte de carga seca, container, furgão frigorífico, carreta cegonha e transporte de carga viva. Além do novo Titan Tractor, a empresa está lançando uma série especial do Constellation em comemoração aos 10 anos de lançamento da linha.

Produzido entre 2002 e 2005, o VW 18.310 4X2 levou a empresa, na época Volkswagen Caminhões, a atingir picos de 56% de participação de mercado no segmento de cavalos-mecânicos 4X2 com até 350cv de potência. De acordo com a montadora, em cinco anos foram vendidas 12.299 unidades, um recorde para o mercado na época. Equipado com motor de 310cv, sua capacidade de carga era de 28 toneladas.