Novidades do modelo extrapesado estão restritas às cores mais claras no interior da cabine, para tornar o ambiente mais leve, e farol que acende automaticamente quando a ignição do veículo é ligada

Por João Geraldo

Desde o mês de maio já está disponível para o segmento de caminhões extrapesados o novo MAN TGX, veículo premium da MAN Latin America que na versão 2017/2018 traz mudanças focadas na cabine. As novidades mais visíveis abrangem especificamente itens de acabamento, iluminação e novos materiais nas partes interna e externa da cabine, as quais tiveram por objetivo tornar o veículo mais confortável e atraente, conforme anunciaram porta-vozes da montadora.

Começando pelo lado de fora, o leão que caracteriza os veículos MAN ganhou um fundo negro, mudança que deu mais destaque ao símbolo da marca. Outro detalhe que passou a fazer parte dos novos caminhões é o acendimento automático da luz  do farol quando a ignição do veículo é ligada. In­ternacio­nal­mente conhecida como DRL, do inglês Day­time Running Light, trata-se de uma providência necessária para atender a legislação atual de trânsito que exige os faróis acesos quando se trafega por rodovias.

O vice-presidente de vendas, marketing e Pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, reforça que o mecanismo poupa as demais luzes do veículo, porque seu acionamento não envolve o restante do sistema de iluminação. “Outro ponto de economia se dá com a tecnologia LED, com maior durabilidade em relação aos faróis tradicionais”, acrescentou o executivo.

Tonalidade marfim domina o interior da cabine da linha MAN TGX 2018, e os faróis com luzes de LED acendem automaticamente

A nova linha MAN chegou com cores mais claras em relação aos modelos anteriores no interior da cabine. A tonalidade marfim domina todo o ambiente, itens como revestimentos, portas, cortinas e até o painel de instrumentos. Especialistas da companhia justificam que o objetivo da adoção de uma cor clara é proporcionar um ambiente mais leve para os motoristas, uma vez que passam horas e horas dentro da cabine.

De modo geral, conforme afirma Alouche, cada mudança aplicada no design não é feita por acaso e sim é fruto de estudos minuciosos para oferecer benefícios aos clientes. De acordo com ele, a versão 2018 do MAN TGX traz esse conceito e cria a sensação de leveza e conforto aos modelos para que se tenha maior produtividade nas estradas.