Por João Geraldo
Sistema de freio pneumático, suspensão dianteira reforçada e PBT de sete toneladas são os principais destaques da mais recente versão do Iveco Daily 70C16HD, um veículo que chega ao mercado para concorrer no segmento de caminhões para até 7 toneladas de PBT. Denominado Massimo, numa clara referência à robustez, eficiência e conforto, o modelo, segundo engenheiros da montadora, é uma bem sucedida evolução da versão Daily 70C16 lançada há dois anos, produto que elevou a participação da marca no segmento de 6,1 a 7,9 toneladas de PBT de 4,6% para 8,1% no ano passado. “Com o Massimo queremos alcançar uma participação superior a 10% no segmento ainda este ano e chegar a 12% em 2011”, anunciou Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.
Se depender de maior potência do motor e capacidade para transportar mais carga que outros produtos que concorrem no mesmo segmento, o lançamento da Iveco tem o caminho aberto para atingir os números citados pelo presidente da empresa. O engenheiro Marcello Motta, gerente de plataforma de caminhões leves e médios da Iveco, lembra que o motor do Daily Massimo entrega 155cv e o veículo transporta até 685kg de carga útil a mais que o concorrente. A capacidade de carga líquida é de 4.525kg, na versão cabine simples (com cabine dupla são 4.300 kg).
Ainda de acordo com Motta, o ganho de capacidade de carga útil foi obtido através de mudanças que incluíram a adoção de pneus na medida 215/75 e rodas de 17,5 polegadas, alterações que deixaram o veículo com maior vão entre o chassi e o solo em cerca de 50mm, além de modificações na suspensão dianteira e entreeixos que passou 3.750mm para 4.350mm. E na parte estética, a versão ganhou uma identidade mais robusta com a nova grade dianteira preta como o pára-choque. “O ponto de partida para as modificações foi o cliente, profissional que busca eficiência, durabilidade e conforto para o motorista que dirige em operações urbana de transporte porta-a-porta, interurbana e viagens curtas com muito para e anda”, explica o engenheiro.
Outras vantagens apontadas referem-se à manutenção do veículo, que ocorrem a cada 20 mil quilômetros, com sete litros de óleo no motor. Aproveitando-se ainda das comparações, Motta acrescenta que o modelo concorrente exige troca de óleo do motor a cada 15 mil quilômetros e com abastecimento de 9,8 litros. “E a troca do óleo de câmbio, que no Daily Massimo é indicada aos 120 mil quilômetros, no concorrente acontece aos 40 mil, além de ser mais econômico nas trocas de óleo do eixo traseiro”, compara.
De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, a meta para este ano é comercializar 1.500 unidades, o que daria à marca a fatia de 10% de participação no segmento, conforme havia dito o presidente da montadora. Ele cita que os motoristas autônomos têm atualmente uma expressiva participação na faixa de 7 toneladas, segmento em que os caminhões rodam entre 100 e 200 quilômetros por dia. “As vendas do Daily Massimo começam a partir do dia 01 de junho e quem comprar até o último dia do mês leva aparelho de ar-condicionado grátis. O preço, segundo Cavalcanti, é de R$ 94 mil para a versão simples e de cerca de R$ 122 mil para a Exclusive.
FICHA TÉCNICA |
Motor 155cv, sistema de injeção Commom Rail , 04 válvulas por cilindro, distribuição por corrente, homologado para utilizar B5 e preparado para Euro 5 |
Transmissão Eaton FSO 4405B, e cinco marchas com overdrive |
Entreeixos 3.750 e 4.350 |
PESOS
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Entreeixos de 3.750mm (Cabine simples) |
Eixo dianteiro…………. 1.535kg Eixo traseiro……………… 940kg |
Entreeixos de 4.350mm (Cabine simples) |
Eixo dianteiro…………. 1.570kg Eixo traseiro…………… 1.010kg |
Entreeixos de 4.350mm (Cabine dupla) |
Eixo dianteiro…………. 1.690kg Eixo traseiro…………… 1.010kg |
PBT legal: Homologado – 7.000kg |
Freio dianteiro disco servoassistido |
Freio traseiro acionamento pneumático com regulagem das sapatas no eixo traseiro. Compressor Knorr-Bremse LK-15 instalado próximo ao motor |
ROTEIRIZADOR A BORDO | |||
Outra novidade do Daily 70C16 HD Massimo é o roteirizador Multi Connect, com GPS, que utiliza tecnologia Bluetooth capaz de programar até 30 rotas sequenciais de uma vez e recalcula o melhor encadeamento entre elas a medida que surjam novos eventos que modificam a programação original, como desvios provocados por acidentes ou outros motivos. Desenvolvido pela Magnetti Marelli e Iveco (empresas do Grupo Fiat), o equipamento tem mapas de 1.300 cidades brasileiras, 200 argentinas e mais de 560 pontos de interesse, como a própria rede de concessionários Iveco, hospitais, postos de saúde, padarias, postos de serviço e várias outras informações.
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