Por Daniela Giopato

Localizada na Alameda Bom Pastor, 76, contorno Leste, no município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba/PR, a nova sede da Cotrasa, inaugurada em dezembro, se posiciona como a maior concessionária Scania da América Latina em espaço físico. Projetada em um terreno de 53 mil metros quadrados e área construída de 15 metros mil m2, a meta é dar melhor atendimento ao fl uxo de caminhões que circulam na BR-116 – rota de acesso aos portos de Paranaguá, São Francisco, Navegantes e Itajaí, e de ligação à região Sul ao resto do Brasil.

O diretor geral da Cotrasa, José Mário Marim, explica que com a inauguração da nova casa, cujo investimento total foi de R$ 13 milhões, é possível oferecer ao cliente Scania um atendimento com maior qualidade tanto na área de vendas quanto na parte de serviços. “Em um ambiente mais amplo e agradável estamos prontos para atender um número maior de transportadores e oferecer a eles soluções completas para seus negócios”, afirma. A concessionária disponibiliza 56 boxes para atendimento a cavalos-mecânicos e carretas e outros 16 exclusivos para reforma de caminhões. A expectativa, segundo Marim, é que a participação dos serviços aumente de 35% para 50% em dois anos no faturamento da empresa.

A estratégia para a área de vendas é focar no transporte de produtos de baixa densidade e de grande volume. Por esse motivo, a nova Cotrasa disponibiliza para testes os modelos P 310 e P 270, indicados para operações em curtas e médias distâncias tracionando carretas de três eixos. Mensalmente, conforme divulgou o executivo, são realizados 1,2 mil atendimentos e as vendas de 50 caminhões, 10 ônibus e 800 pneus.

Além da comercialização de veículos e produtos da marca Scania, como caminhões e ônibus, motores industriais e marítimos, peças genuínas, contrato de manutenção, íris sat, consórcio, modelos SuperZerado (caminhões Scania seminovos e usados revisados), semi-reboques Charger, a Cotrasa investiu pesado na prestação de serviços e atendimento personalizado.

Cabines de pintura com tecnologia de filtragem e secagem, boxes de serviços rápidos, serviços de semireboque, atendimento plus 24h, personalização e padronização de pinturas, alinhamento de chassi a laser, sala de treinamento e lazer, dois gabaritos de reforma de cabines, fazem parte do leque de opções de serviços oferecidos pela casa. Além disso, tem o Truck Center Michelin, onde o cliente tem a disposição itens como montagem e desmontagem de pneus, análise técnica, balanceamento e geometria, verificação de sistemas de suspensão e câmaras, pneus, protetores e acessórios.

Com toda a estrutura oferecida, Marim afirma que o veículo fica parado por somente um dia, o que para o motorista autônomo é item fundamental, afinal o faturamento dele depende exclusivamente do caminhão.