Primeira fábrica da Scania fora de seu país de origem, a Suécia, a unidade brasileira completou 50 anos de atividades no Brasil. Durante esta trajetória de meio século, a montadora produziu 240 mil veículos, entre caminhões e conquistou – nos últimos 20 anos – 15 vezes a liderança de mercado no segmento de caminhões pesados, dos quais a marca participa com 40% da frota circulante, conforme mostram números divulgados pelo Registro Nacional Automotores Renavan 2006.

Constituida em 2 de julho de 1957 como Scania Vabis do Brasil – Motores Diesel, o primeiro caminhão “brasileiro” da marca – um modelo L 75 com motor vindo da Suécia – foi montado em 1958, antes da inauguração da fábrica de motores no Bairro do Ipiranga/SP. O veículo atendia às exigências do governo da época de ter pelo menos 35% de peças nacionais. As três primeiras unidades produzidas foram entregues à concessionária Brasdiesel, em Caxias do Sul/RS. A renovação da linha de produtos aconteceu em 1963 com os lançamentos do L 76 e o ônibus B 76 e logo veio o ingresso no ramo de motores industriais.

O atual presidente da companhia para a América Latina, Michel Lambert, declarou que a decisão de vir para o Brasil foi acertada e desde então tem sido um dos maiores mercados para a montadora no mundo. “Aqui, a Scania é o líder histórico das vendas de caminhões pesados, e o Brasil é também uma importante plataforma de exportação global”. No acumulado de janeiro a maio de 2007, a empresa respondeu, no mercado doméstico, a 25% das vendas de caminhões pesados (acima de 40 toneladas) e 43% dos ônibus rodoviários.

Durante a sua trajetória no Brasil, a companhia foi responsável por diversos marcos na história do transporte como o primeiros ônibus com suspensão a ar (1968) e a primeira cabina avançada nacional o LK140 (1974). Batizada de “cara-chata” e equipada com motor V8, virou padrão no transporte de cargas e ficou por 22 anos no mercado(DG).