por João Geraldo

Novas opções da família de caminhões Atego e Axor fazem parte das novidades que a Mercedes-Benz destaca na Fenatran deste ano para os transportadores rodoviários de carga. As mudanças – visando principalmente economia de combustível e conforto do motorista – abrangem todas as partes dos veículos, do trem de força ao acabamento interno da cabine. De acordo com informações da Mercedes-Benz, as alterações no produto resultaram em economia de combustível de até 6%.

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Atego1729, desenvolvido para coleta de lixo, aumenta oferta de modelos da família, que contava com opções nas versões 1719 e 1726

Uma das novidades da linha Atego é o semipesado 2430 6X2, equipado com caixa de câmbio automatizada Mercedes-Benz Powershift G21, de 12 velocidades, sem pedal de embreagem. Operada também no modo manual, trata-se de uma unidade dotada de uma função denominada EcoRoll, que coloca a transmissão em “neutro”, porém de forma segura e controlada, conforme explicam técnicos da Mercedes-Benz.

Outro detalhe é o modo “power”, que libera um pouco mais a rotação do motor OM 926 período de 10 minutos – para facilitar as ultrapassagens ou vencer aclives. Também é novidade no propulsor a curva de torque, que atinge 1.250 Nm a 1150rpm e melhora a dirigibilidade. O eixo traseiro HL4, da nova geração (100 kg mais leve) também é mudança no veículo, assim como o novo ventilador e melhorias do sistema de arrefecimento e compressor de ar. Ganhou destaque também o freio motor Top Brake e freios ABS como itens de série, além do tanque de combustível com capacidade para 600 litros.

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Nova linha traz banco do motorista reprojetado, com novas regulagens e soluções de ergonomia para oferecer mais conforto ao motorista

Em relação ao conforto, além de um novo sistema de suspensão da cabine – com molas helicoidais – houve também um trabalho para melhorar o isolamento de vibrações e do amortecimento das irregularidades do piso. O banco do motorista foi reprojetado, para ficar mais ergonômico, com espuma de alta densidade e mais opções de regulagens.

Para completar, todo o interior recebeu novos revestimentos, porta objetos, óculos, para-sol na porta do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminação que ajuda a tornar o ambiente mais agradável. A cama, disponível nas versões com cabine com teto baixo (LTB) e teto alto (LTA), passou a ser uma unidade dupla, com meio metro de largura, denominada king size.

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Equipado com caixa de câmbio automatizada, o Atego semipesado 2430 chega com melhorias na suspensão da cabine e no revestimento interno

Outra versão Atego em destaque é a 1729, um semipesado equipado com motor OM 926 LA, de 286cv de potência e 1.120 Nm de torque, transmissão manual de nove marchas (e novo mapa de engate do tipo H sobreposto), desenvolvido pela Mercedes-Benz exclusivamente para a coleta de lixo. O veículo tem como características técnica entre eixos de 4.800mm (sendo o traseiro Méritor de simples velocidade e embreagem reforçada de 430mm de diâmetro) para receber compactadores de até 19m³, na versão 6X2 (com 3º eixo implementado por terceiros).

O produto se junta às versões Atego 1719 e 1726, ambos 4X2 e com entre eixos de 3.600mm que utilizam compactadores de lixo de até 15m³. O modelo sai de fábrica equipado e série com tomada de força na parte traseira do motor, escape vertical e suspensão traseira reforçada com molas curtas. Com terceiro eixo, o veículo apresenta capacidade técnica de 24.100 kg e PBT de 23.000 kg. Na linha de pesados Axor, a novidade da Mercedes-Benz é a versão 3131 com tração 6X4, que começa a ser comercializada na Fenatran. Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões explica que o Axor 3131 chegou para substituir a versão 2831 e com maior capacidade de carga, graças à elevação do PBT para 31.500 kg. “Dessa forma, ele transporta mais carga por viagem, aumentando a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade operacional do cliente”, completa Mansur.

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O Axor 3131 6X4 tem como um de seus destaques a maior capacidade de carga em relação ao Axor 2831, versão que está sendo substituída

O veículo foi desenvolvido para aplicações severas fora-de-estrada, no transporte de cana de açúcar e madeira, e também na mineração, construção civil e obras de infraestrutura em locais sem pavimentação e topografia irregular. Equipado com câmbio semi-automatizado ComfortShift de 16 marchas, o Axor 3131 está disponível nas versões K (basculante para o transporte de pedra, areia e brita e betoneira; B para produção de concreto e plataforma e P, para bombas de concreto, plantio e colheita de cana-de açúcar, madeira de reflorestamento e serviços de apoio no campo.

Equipado com eixos traseiros Mercedes-Benz HD7/HL7, com redução nos cubos de roda e reforçados, o modelo tem capacidade técnica de 13 toneladas cada um. Outros itens técnicos são bloqueio transversal e longitudinal do diferencial, suspensão tandem com molas, amortecedores e barras estabilizadora. ABS, freio-motor Top Brake são itens de fábrica. A partir do primeiro trimestre de 2014, o veículo poderá receber o retarder, sistema acoplado à caixa de câmbio e ter maior potência de frenagem.

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Desenvolvido para aplicações mais severas, fora de estrada e em terrenos irregulares, o Axor 3131 tem trem de força mais reforçado

O interior também passou por mudanças, com destaque para o banco do motorista com amortecimento pneumático e altura reduzida em 30mm, para facilitar a regulagem para condutores de baixa estatura.