Scania Fleet 05 pathCom a tecnologia da conectividade é possível tirar maior proveito dos recursos disponíveis nos caminhões e reduzir os custos da operação de transporte, tanto no modo de direção quanto na manutenção. Neste campo, a Scania está apresentando o Driver Services, uma novidade que tem por objetivo evoluir o conhecimento e habilidades do motorista, pois ele é a peça chave do processo

Por João Geraldo

Controle minucioso da operação, identificando onde é possível ganhar eficiência, tem sido cada dia mais necessário para os transportadores rodoviários de cargas de todos os portes obterem melhores re­sultados na atividade. Isso inclui uma série de detalhes, entre eles uma forma de manutenção para que o caminhão permaneça o menor tempo parado e que o motorista aproveite todos os recursos do veículo.

Graças à tecnologia, hoje em dia já possível tirar o máximo da operação através dos serviços conectados, os quais permitem, por exemplo, que o próprio caminhão avise o momento da manutenção preventiva e passe todas as informações sobre a forma como está sendo conduzido, em tempo real. Tudo isso é parte dos serviços apresentados pela Scania, chamados pela empresa de “soluções inteligentes e sustentáveis”, que vão mover o futuro dos transportadores de cargas de todos os portes.

O diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Barral, explica que o objetivo é minimizar todos os gastos excedentes dos clientes da marca e para isso a empresa lançando no País serviços que impactarão na forma de gestão das empresas. Um deles é o plano de manutenção flexível, cujo custo varia conforme a forma de condução do motorista.

Scania BR IB15 1063.jpg copiar P
A conectividade possibilita que o próprio caminhão informe o momento da parada para manutenção e o serviço a ser feito, reduzindo o tempo de parada do veículo

A solução para a condução econômica, apresentada pela empresa, recebe o nome de Driver Services, a qual tem o objetivo de evoluir os conhecimentos e habilidades do motorista, com informações em tempo real da forma como ele está conduzindo o caminhão. Os dados são obtidos por meio da plataforma Serviços Conectados e a partir deles proceder a correção de detalhes que resultam na redução do consumo de combustível e na preservação do caminhão. Dessa forma o motorista passa a ser um dos principais pilares, a figura chave, para melhorar os resultados da operação de transporte a cada viagem.

Scania Fleet 03

Com o foco na condução econômica, o Driver Services vai a detalhes a partir do momento que o motorista entra no caminhão. O tempo que ele permanece parado com o motor em marcha lenta e a forma como coloca o veículo em movimento, oscilações do pé no pedal do acelerador, do freio, velocidade e tempo de viagem entre outros itens que servem para identificar seu modo de dirigir, são computados e considerados e avaliados. Os dados de condução são transmitidos pelo Scania Communicator, um módulo instalado no caminhão que transmite informações sobre velocidade média, consumo de combustível, intervalos necessários para ma­­nu­tenção e estilo de direção.

Da mesma forma, se verifica o uso do freio motor, aproveitamento da inércia do caminhão. Enfim, o objetivo é que o motorista aproveite todos os re­cursos do veículo e tire dele o máximo de vantagens para fazer diferença no consumo e na manutenção.

Do mesmo modo, procurar rodar sempre com o ponteiro do contagiros dentro da faixa verde de torque do motor, uma prática já bastante conhecida e seguida pelos carreteiros. Um dedo-duro, no bom sentido, preparado para registrar e transmitir, em tempo real, tudo que acontece no caminhão assim que o motor é ligado.

Scania Fleet 01
A partir do momento que o motorista liga o caminhão, as informações sobre como ele dirige são transmitidas em tempo real e permitem a correção de deficiências

O diretor de serviços da Scania no Brasil, Fabio Souza, reforça que o objetivo é obter as informações para procurar melhorar os pontos onde há de­­ficiência do motorista e corrigi-las. De acordo com ele, o transportador poderá sentir rapidamente a diferença no custo da operação, embora os benefícios sejam alcançados também por motoristas autônomos com um ou mais caminhões em atividade.

WM17093 104
Com a expansão dos serviços, a Scania está ampliando a oferta de potência com motores de 480 e 510cv, ambos com maior pressão de injeção de diesel

Ainda de acordo com Fábio Souza, numa primeira etapa o condutor recebe orientação focada na condução econômica, a qual pode ser realizada em grupo ou individualmente. A ação visa a dar orientação, em curto período, sobre maneiras de direção mais eficientes que resultem de fato na redução do consumo de diesel do caminhão. “Nesta primeira fase, é possível se chegar a uma economia de combustível de 10% em relação à média registrada pelo motorista antes do treinamento”, afirma.

SCANIA BR IV 343 copiar

Para que o progresso do motorista seja permanente, num segundo momento é utilizado o Driver Support, espécie de tutor eletrônico instalado no painel do caminhão. Considerado pela Scania como um “professor eletrônico”, ele se baseia em dados do caminhão que vão sendo coletados durante a viagem.

O aparelho também dá dicas ao condutor, em tempo real, de melhorias na consução. A avaliação do Driver Support abrange elementos da condução em aclives, uso dos freios, antecipação da frenagem e escolha de marchas.

WM17193842

Disponibilizado pela Scania desde 2010, o Driver Support faz análise continua e estimula a atenção do condutor para maneiras que não estão sendo exploradas ao volante”, acrescentou Souza. O executivo informa ainda que no Scania Driver Services a cabine do caminhão é a sala de aula do motorista, onde ele pode reduzir o consumo de combustível e com no menos emissões de CO2 meio ambiente.

Para que o motorista mantenha o estilo de conduzir e haja o mínimo de perda de eficiência, com o retorno dos hábitos antigos, numa terceira etapa poderá haver intervenção e orientação do Master Driver Scania (instrutor treinado pela fábrica) sobre a performance do motorista para aperfeiçoar possíveis melhorias que reforcem o treinamento inicial.

Foto 04

NOVOS MOTORES

A Scania está ampliando a oferta de potência com dois novos motores de 13 litros com 450 e 510cv de potência. Com um novo sistema de injeção, os propulsores têm o foco em caminhões rodoviários 6X2 e 6X4, com foco em composições graneleiras de nove eixos. Foco na rentabilidade, priorizando a economia de combustível e o melhor desempenho, com maior velocidade média, são os principais diferenciais em relação aos atuais propulsores são, segundo Eronildo Santos, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania no Brasil.

Evolução da atual linha que equipa os caminhões da marca no Brasil, os novos propulsores têm seis cilindros em linha e atingem potência máxima a 1900 rpm. Na configuração com 510cv, o torque máximo de 2.550Nm se encontra na faixa entre 1.000 e 1.300rpm. Com novo bloco e sistema multipontos de injeção, entre outras mudanças técnicas, as vantagens destacadas para esses motores são o torque e potência maiores, velocidade média superior aos atuais e 5% mais economia de combustível.

Pessoal da área de vendas da Scania acredita que haverá migração do modelo de 440cv (hoje o mais vendido da marca) para o 450, devido à performance do novo motor. Outro ponto é relacionado ao motor de 510cv, que chega para ocupar um espaço entre o propulsor de 480cv em linha e o V8 de 560cv 6X2 E 6X4.

Scania BR IB15 1110.jpg copiar

MANUTENÇÃO FLEXÍVEL

Uma das novidades da Scania é o plano de manutenção individualizado conforme a operação de cada caminhão. Chamado de Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, a novidade está sendo apresentada como uma solução capaz de reduzir em 16%, no mínimo, o custo de cada caminhão, afirma Fábio Souza.

Nesta nova modalidade, a relação entre quilômetros rodados e o consumo de combustível passa a ser conectada e quem melhor operar os veículos e consumir menos óleo diesel consegue menor tarifa por quilômetro rodado, de acordo com as faixas de consumo de combustível. “O motorista é a peça chave”, destacou Souza, reforçando que esta é uma solução inédita para o setor de transportes no País. “Um novo jeito de oferecer serviços”, adicionou.

A conexão das informações é feita pelos Serviços Conectados lançados em janeiro deste ano. Por meio da comunicação entre o caminhão, a concessionaria e a fábrica, o próprio veículo indica ao sistema quando é necessária uma manutenção preventiva. “A parada passa a ocorrer no momento correto, conforme a necessidade apontada pelo próprio caminhão, com equipamento e atendimento preciso e individualizado”, adicionou Souza. O serviço é disponibilizado em todos os caminhões com o módulo Scania Communicator produzidos a partir de maio de 2016.