Por João Geraldo
Foto Divulgação

A Mercedes-Benz está apostando na versatilidade do furgão Vito 111 CDI como o veículo ideal para diversas aplicações, principalmente naquelas em que os modelos Sprinter encontram restrições de largura e altura por serem de maior porte. A montadora vê um grande leque de aplicações para o Vito, que está sendo indicado para transportadores autônomos e também micro, pequenas e médias empresas, além de outros tipos de empreendedores.

À venda no mercado brasileiro desde dezembro passado, o furgão Vito tem sido destacado pela Mercedes-Benz como um veículo diferenciado para muitas aplicações de distribuição de carga em áreas urbanas e também de variados tipos serviços com o veículo transformado. Ana Paula Teixeira, gerente de marketing, produto vans Brasil, justifica que o veículo reúne vários atributos que garantem maior rentabilidade para o comprador, tais como versatilidade, segurança, conforto, design e tecnologia do Vito como diferenciais que podem trazer vantagens para o cliente.

Outros detalhes do veículo estão no motor diesel de 114cv de potência e caixa de câmbio com seis velocidades, largura de 2,25metros (incluindo os espelhos) direção elétrica, abertura de 961mm da porta de carga e diâmetro de giro do volante de 12,9 metros. Na parte de segurança, especificamente, o Vito conta com Sistema ESP, Air-bags duplos, assistente de rampa e monitoramento de cansaço do motorista, assistente de vento lateral e diversos outros itens.

De acordo com Ana Paula, os clientes ouvidos pela empresa durante clínica realizada com o furgão Vito destacaram que uma das vantagens do Vito é que ele consegue substituir até três veículos de carga de pequeno porte nos serviços de entrega. O Vito começou a ser comercializado em dezembro de 2015, mês em que foram vendidas 115 unidades. Por parte do pessoal de vendas da Mercedes-Benz, há também a expectativa de que o modelo ajude a recuperar clientes da marca que mudaram para produtos de outros fabricantes porque suas aplicações não comportam veículos do porte da Sprinter.

Produzido na Argentina, na mesma fábrica de onde sai os modelos Sprinter, o Vito está sendo oferecido no mercado brasileiro pelo preço de R$ 104.980,00, sem aparelho de ar-condicionado. Com opção de ar-condicionado, são acrescidos R$ 5.000,00 ao preço. O veículo pode ser adquirido por financiamento ou consórcio e conta com pacotes de manutenção, seguros e atendimento Mercedes-Benz Assistance.

FICHA TÉCNICA
Distância entre eixos 3.200 mm
Comprimento total 5.140 mm
Altura do veículo descarregado 1.910 mm
Vão da porta traseira (altura e largura) 1.261 x 1.391mm
Vão da porta lateral (altura e largura) 1.252 x 961mm
Altura interna da área de carga 1.391 mm
Comprimento da área de carga 2.831 mm
Largura interior máxima da área de carga 1.695 mm
Volume da área de carga 6m3
Balanço dianteiro/traseiro 895/1.045mm

 

Pesos admissíveis
Eixo dianteiro/traseiro 1.550/1.550 kg
Peso Bruto Total 3.050 kg

 

Peso em ordem de marcha
Eixo dianteiro/traseiro 1.045/780 kg
Carga útil 1.225 kg