Por Daniela Giopato

A Mercedes-Benz acaba de iniciar as vendas da nova geração de vans, furgões e chassi da linha Sprinter, formada por 44 versões que trazem como principais diferenciais a motorização – preparada para atender as exigências do Proncove P7-, maior capacidade de carga, introdução de eixos balanceadores, aumento dos itens de segurança e de conforto para o motorista e passageiros. “O crescimento do e-comerce, a restrição de circulação de caminhões nos grandes centros e a necessidade de um transporte rápido e eficiente dentro da cidade impulsionaram a preferência pelos leves, e a nova Sprinter tem todos os itens para atender a essa tendência”, destaca Adriana Taqueti, gerente sênior de vendas e marketing de vans.

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A versão chassi cabine possibilita a instalação de baú com capacidade volumétrica de até 22m3

O motor OM 651 LA de 4 cilindros, com tecnologia BlueEfficiency (com sistema EGR) é um dos destaques da versão 2012 da Sprinter e está disponível em duas classes de potência. A versão 311 CDI Street conta com motor de 114 cv – aproximadamente 5% mais potente que a versão anterior-, com torque de 28,5 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm. Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm, um incremento de cerca de 13% na potência e 6,5% no torque.

Outras inovações nos veículos Sprinter são o câmbio ZF ECO Gear 6S-450 de seis velocidades e a introdução de dois eixos balanceadores nos motores que, movidos por engrenagens, giram abaixo do virabrequim, no cárter, e levam o propulsor a um nível maior de suavidade. Em relação ao design, a linha 2012 tem o parabrisa mais alto e retrovisores maiores, aumento do número de porta-objetos, volante multifuncional com teclas para comunicação com rádio e o telefone via Bluetooth como item opcional.

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Furgão oferece porta lateral corrediça 24% maior que a versão anterior

Para reforçar a segurança, a nova linha recebeu um programa eletrônico de controle de estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que integra os sistemas ASR e ABS ao BAS e EBV e reduz os riscos de acidentes e garante maior estabilidade do veículo. As versões furgão e chassi podem ser equipadas com airbag para o acompanhante do motorista ou para os passageiros da primeira fila de assentos das vans.

A capacidade de transporte também sofreu modificações e está maior, tanto no número de passageiros das vans quanto ao volume de carga dos furgões e chassis. A nova van Sprinter passa a oferecer as opções 17 1 e 20 1 e também as tradicionais versões 9 1 e 15 1. O furgão oferece opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³, além da porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, (24% maior em relação à versão atual) que permite até o carregamento de um pallet. Já o chassi com cabine sai de fábrica apto para a implementação de diversos tipos de carroçaria e tem capacidade volumétrica de 22 m³. Com todas as inovações na nova linha, o objetivo da Mercedes-Benz Brasil conforme adiantou o vice-presidente de vendas, Joachim Maier, é atingir a marca de 20% de participação no segmento de leves até o final do ano. Em 2011 a Mercedes-Benz vendeu 6.386 unidades e ficou com 14% de participação. A meta para 2012 é chegar a 9.000, em um mercado global de 45.000 veículos.

Van Center
Uma das estratégias da empresa para cumprir a meta estabelecida é a criação de um espaço direcionado especificamente para a comercialização dos veículos Sprinter. Trata-se do Van Center, inaugurado no início de junho, em São Paulo. A loja oferece um atendimento customizado aos clientes do segmento com destaque para o serviço básico de manutenção. “Essa inauguração representa um marco significativo na preparação da nossa rede de concessionários para melhor atendimento aos clientes desse segmento”, afirma Maier. O conceito Van Center terá um total de seis pontos, com as primeiras unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O diretor de vendas e marketing, Dimitris Psillakis, explica que nesse primeiro momento apenas as regiões que comercializam mais de 1.000 unidades por ano terão o Van Center, porém em diversas regiões do Brasil terão cerca de 43 Centros Especializados para comercializar os veículos Sprinter. “O cliente que adquirir um veículo Sprinter tem a certeza de estar bem amparado no pós-vendas com atendimento diferenciado, pontos de serviços e atendimento 24 horas durante os sete dias da semana”, destaca.