Por João Geraldo

Atenta à transformação do mercado brasileiro em relação às caixas de transmissão, cuja preferência pelas unidades automatizadas levou as montadoras a torná-las item de série nos modelos extrapesados, a Eaton promoveu uma ação junto aos clientes do setor para que eles pudessem conhecer e experimentar os novos produtos da marca programados para chegar ao mercado a partir do próximo ano.

Denominado de Eaton Experience, a ação aconteceu na própria fábrica, em Valinhos/SP, teve cinco dias de duração e incluiu em seu programa visita à fábrica, workshop sobre os produtos e testes de dirigibilidade com os veículos pesados e semipesados equipados com as novas transmissões produzidas pela empresa. Os testes, realizados nas imediações da empresa, em trecho com relevos e variantes que permitia ao motorista perceber a tecnologia disponibilizada pelas novas caixas durante a operação de transporte.

Um dos produtos em destaque é a transmissão UltraShift PLUS MHD, unidade com 9 velocidades à frente mais uma crawler (até duas à ré), capacidade de torque de 1.100 Nm e relação total de marchas de 17:1. Esta caixa esta dimensionada para equipar caminhões semipesados com até 30 toneladas de PBT ou pesados com até 38 toneladas de PBTC. De acordo com Ricardo Dantas, diretor de vendas e marketing do Grupo Veículos para a América do Sul, o produto será introduzido no mercado em março de 2015. “É a solução adequada para as condições brasileiras, com sincronização e acionamento de embreagem eletro-oculografia/eletrônico e software de automação correspondente à relação peso/potência, densidade de engate e topografia das ruas e estradas do País”, acrescentou o executivo.

Outra transmissão automatizada colocada em destaque pela Eaton é a UltraShift PLUS VXP (com retarder), uma caixa indicada para aplicações fora de estrada. Com 16 ou 18 velocidades à frente e quatro à ré, capacidade de torque de 3.000 Nm e relação total de marchas de 25:1, trata-se de uma unidade com conceito de duplo contra-eixo e sem conjuntos sincronizadores, característica que, de acordo com técnicos da empresa, garante resistência e durabilidade ao produto. “Dantas explica que esta transmissão possui software de automação específico para aplicação vocacional de acordo com as condições do mercado brasileiro, podendo ser aplicada em veículos que operam em mineração, madeireiros e cana-de-açúcar com até 120 toneladas de PBTC.

Para operações rodoviárias, a empresa apresentou a transmissão Ultrashift PLUS MXP, disponível em 16 e 18 velocidades à frente, quatro à ré e capacidade de torque de 3.000 Nm e relação total de marchas 20:1. Trata-se de uma caixa desenvolvida para aplicação em caminhões extrapesados com capacidade para até 74 toneladas de PBTC. Como os demais produtos da marca tem, entre outras características, a função auto seleção da melhor marcha para o veículo entrar em movimento. O sistema eletrônico seleciona a marcha baseado no peso do veículo e inclinação, torque do motor e posição do acelerador. Outra característica dos produtos é uma função que maximiza a utilização do freio motor em grandes descidas, proporcionando segurança e melhor dirigibilidade.