Por João Geraldo
Foto Divulgação

O ano de 2016 para a Ford foi marcado pelo lançamento da linha Cargo automatizada, com caixas de câmbio Eaton, a qual recebeu o nome de TorqShift. Tendo como carro chefe a versão 2429 6X2, o pacote de novos produtos contou também com versões do Cargo 1723, 1723 Kolector, 1729R, 1729T e Cargo 1933T com suspensão a ar. Todas as versões chegaram ao mercado com assistente de rampa.

Os caminhões Cargo 1723, Cargo 1729 e Cargo 2429 saem de fábrica com transmissão automatizada de 10 marchas e reduzida de 17,04:1; embreagem de 395mm e disco com revestimento sinterizado de cerâmica. Já o 1723 Kolector conta com a caixa TorqShift de 10 velocidades para aplicações severas – como a coleta de resíduos – que exigem intensa troca de marchas. Esta unidade tem reduzida de 15,28:1 e duas relações de ré (14,12:1 e 4,00:1), com super-reduzida, para vencer ladeiras íngremes.

O Cargo 1933, por sua vez, foi lançado com suspensão a ar, caixa de câmbio de 16 velocidades e reduzida de 17,64:1, além de duas relações de ré (17,64:1 e 14,91:1).  A embreagem deste caminhão conta com dois discos cerâmicos. João Filho, chefe do departamento de engenharia da Ford, frisou no lançamento que essa característica aumenta a durabilidade do componente.

Flávio Costa, gerente de marketing de caminhões, acrescentou que que a suspensão a ar do Cargo 1933 é essencial para o transporte de produtos frágeis, além de melhorar o conforto para o motorista e a dirigibilidade. “Além de banco extra conforto, a cabine-leito do Cargo 1933T conta com uma das maiores camas do mercado”, adiciona.

Outros modelos da Ford Caminhões que merecem destaque este ano são os novos médios Cargo 1415 e Cargo 1519, ambos com maior potência e capacidade para o transporte de até uma tonelada a mais de carga em relação às respectivas versões anteriores. Outro produto apresentado na mesma ocasião foi o Cargo 3129 6X4 para operações pesadas. No segmento de leves, a empresa destacou sua liderança.

Em 2016 a montadora ampliou também a oferta de serviços pós-venda e apresentou o FordTrac, sistema de rastreamento que já sai instalado de fábrica no caminhão. Outro destaque da companhia para o cliente da marca foi o contrato de manutenção para caminhões usados, cujo valor mensal predeterminado é calculado na quilometragem rodada. Esse produto oferece dois tipos de plano, os quais preveem serviço de manutenção preventiva ou com a inclusão de peças de desgaste natural e garantia de atendimento em todo o Brasil. Já os prazos de revisão variam de acordo com o tipo e aplicação. A empresa fechou o ano com a campanha “Calendário da Saudade”, ação para a venda de peças e serviços que tem como personagem principal o motorista de caminhão.