Por João Geraldo

No momento, a economia brasileira faz com que a produção de caminhões seja mais lenta, mas estamos nos preparando para o momento em que houver a retomada”. A frase é do presidente da Ford, Steven Armstrong, durante a comemoração do marco de 400 mil caminhões produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O executivo aproveitou a ocasião para adiantar alguns dos próximos lançamentos que empresa fará ainda este ano para o mercado de veículos comerciais pesados. O modelo símbolo das 400 mil unidades produzidas foi um semipesado Cargo 6X2.

Ao todo, conforme foi anunciado, serão apresentadas seis novidades pela empresa, com destaque para a disponibilidade de caixa de transmissão automatizadas para caminhões da marca. Nos últimos anos este componente – que facilita a dirigibilidade do veículo – ganhou a preferência dos transportadores brasileiros e hoje está presente em praticamente todos os modelos pesados. Outro produto previsto para este ano é o Cargo 2429 na configuração de eixos 8X2 de fábrica.

Na ocasião, foi anunciado também o novo diretor de operações de caminhões para a América do Sul, João Pimentel, executivo que já soma 34 anos na companhia e com passagens por diversos departamentos da empresa. Em discurso alinhado ao do presidente da empresa, Pimentel disse que apesar do cenário do mercado brasileiro apresentado nos primeiros cinco meses de 2015, é preciso olhar para frente e ser otimista.

A Ford tem se destacado no segmento de leves, registrando participação de 33,2% no mês de maio, chegando à liderança com 31,3% no acumulado do ano, com os modelos Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000. Antonio Baltar, gerente nacional vendas e marketing, acrescenta que somente o Cargo 816 respondeu por praticamente metade das vendas da marca.

A Ford tem comemorado também a liderança de mercado no segmento de leves, com 33,2% de participação no mês de maio e 31,3% no acumulado do ano, com três produtos: Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000. De acordo com Antonio Baltar, gerente nacional vendas e marketing, o Cargo 816 respondeu por praticamente metade das vendas da marca e se destaca como um dos líderes de mercado. O veículo tem PBT de 8.250 kg e conta com três opções de entre-eixos. O veículo tem como item de conforto banco do motorista com suspensão a ar.

“Apesar da forte queda nas vendas vividas este ano, para a Ford a redução tem sido menor”, disse Baltar, citando que as 31.416 unidades emplacadas entre janeiro e maio representaram queda de 41,6% em relação ao mesmo período do ano passado, para a empresa a redução de volume foi de 15% no acumulado do ano.

Uma das primeiras no Brasil

A Ford produz caminhões há mais de 90 anos, mas o primeiro caminhão brasileiro da marca (um Ford F-600, com motor V8, de 4,5 litros à gasolina e 167 cv) foi lançado em agosto de 1957. O primeiro modelo traçado, um F-22000 6X4 chegou ao mercado no início dos anos 80 e a linha Cargo em 1985. A proposta era produzir caminhões médios e pesados com tecnologia para competir também fora do País. Em 1994, a Ford atingiu a marca de um milhão de caminhões produzidos no Brasil.

Neste mesmo ano foi tomada a decisão de dissolução da Autolatina ( acordo de integração entre a Ford e Volkswagen firmado em 1987) e em 1997 a Ford inaugurou o primeiro distribuidor de caminhões exclusivo de caminhões e a unidade de produção de caminhões em São Bernardo do Campo entrou em operação em 2001. Até então, os veículos comerciais da marca era produzidos na fábrica no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo.

Instalada no bairro do Taboão, a fábrica de São Bernardo tem capacidade instalada para produzir 40 mil veículos ano. É nesta mesma unidade que são fabricados os quatro tipos de cabines utilizados hoje pela montadora em seus caminhões. “Atualmente estamos trabalhando abaixo de nossa capacidade, mas queremos estar preparados para atender uma retomada do mercado o mais breve possível”, concluiu João Pimentel(JG)